segurança

Três locais concentram os maiores indicadores de violência doméstica em Santa Maria

Roberto Espírito Santo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Nene (Diário)

Três bairros de Santa Maria concentram até 40% dos números de violência doméstica, dentro do contexto da Lei Maria da Penha. A informação é do capitão da Brigada Militar Rodrigo Fontoura de Oliveira, também comandante do 2° Esquadrão do 1º RPMON, que foi o entrevistado do Direto da Redação da TV Diário, na tarde desta terça-feira (veja abaixo). Também segundo ele, em função da pandemia, houve um aumento de 20% nestas ocorrências no trimestre julho, agosto e setembro, em relação a 2019.

Os maiores índices da violência dentro de casa em Santa Maria estão concentrados na nos bairros Salgado Filho, Camobi e Juscelino Kubitchek. Conforme o militar, que é o responsável pela segurança nas regiões sul e oeste da cidade, este tipo de ocorrência está presente em todas as classes sociais. Geralmente acontecem mais aos finais de semana, entre a sexta-feira à noite e o domingo, quando ocorre o pico. E estão relacionadas ao consumo de álcool e drogas majoritariamente.

DUAS PATRULHAS
De acordo com o capitão, os números forçaram a Brigada Militar em Santa Maria a reforçar o efetivo para acompanhar as ocorrências de Maria da Penha. Agora são duas patrulhas nas ruas, em todos os bairros da cidade. Antes era uma patrulha composta por um policial e uma policial. Além deles, há também um servidor militar que faz o serviço administrativo. Só no último sábado, foram seis ocorrências entre às 9h da manhã às 18h. Informações sobre violência doméstica podem ser feitas pelo telefone 190.

- As ligações são sigilosas, garante o militar. Ainda conforme ele, todas as Medidas Protetivas deferidas pelo Judiciário, são cumpridas de maneira ágil pela BM.

Ossada humana é encontrada carbonizada em Júlio de Castilhos

PATRULHA COMUNITÁRIA
O militar também salienta a importância da Patrulha Comunitária, e a relação próxima dela com a comunidade para resolver algumas ocorrências. Segundo ele, sempre se elege uma área com mais vulnerabilidade social para a sua atuação. Em Santa Maria ela está presente na Nova Santa Marta, na zona oeste. No local já foram feitas prisões em flagrante pela colaboração da comunidade.

- As informações aparecem ao natural, diz o militar.

Na avaliação do comandante do 2° Esquadrão do 1º RPMON, Santa Maria tem números que revelam uma cidade segura. O município ocupa o 18º lugar em criminalidade, apesar de ser a quinta mais populosa do Estado, salienta ele.

- Isso se deve ao excelente trabalho, tanto da Brigada Militar como da Polícia Civil, enumera.

Mesmo com o efetivo reduzido, como toda a Brigada Militar, o policial militar informa que houve diminuição de ocorrências no campo. Segundo ele, os números do abigeato reduziram na região, com prisões e animais recuperados. Segundo ele isto é o resultado da eficiência da corporação e também porque as pessoas estão mais em casa, o que inibe a ação dos ladrões.

VÍDEOS: terceiro dia de buscas termina sem a localização de dentista desaparecida

Outro aspecto salientado pelo Capitão da BM é a sensação de segurança que a população está sentindo. Ele cita para exemplificar a visibilidade dos Postos Estratégicos colocados em três pontos de Santa Maria: em Camobi, na Rótula do Shopping Praça Nova e na Avenida Medianeira.

Viaturas

  •  Maria da Penha - Uma viatura exclusiva e outra de apoio
  •  Patrulha Rural - Uma viatura específica
  •  Patrulha Comunitária - Um veículo leve e uma base móvel comunitária (micro-ônibus)

 Números Gerais

  •  5º lugar em população
  •  18ª em criminalidade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: após mais de duas horas, buscas por dentista desaparecida são interrompidas

VÍDEOS: terceiro dia de buscas termina sem a localização de dentista desaparecida Próximo

VÍDEOS: terceiro dia de buscas termina sem a localização de dentista desaparecida

Polícia/Segurança