
Foto: Ascom-SSP
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos formou, na sexta, 228 homens e mulheres
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria promove hoje, no auditório da instituição, a partir das 13h30min, a aula inaugural da nova turma de sargentos. Os 208 novos alunos deram início ao Curso Técnico de Segurança Pública e Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar na segunda-feira. Na última sexta-feira, a EsFAS entregou o diploma de sargento a 228 homens e mulheres de todo o Estado. A cerimônia de formatura contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. Com isso, até o final do ano, sairão da cidade 436 novos sargentos.
Dupla é presa durante operação em combate a roubo de veículos em Cruz Alta
A aula inaugural deve contar com a presença do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues. Depois, o promotor da Justiça Militar da União, Cícero Robson Coimbra Neves, falará sobre as alterações do conceito de crime militar no Código Penal Militar. O procurador do Estado, Carlos Henrique Gomes, abordará a responsabilidade civil na atividade militar, e o diretor da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), Marcos Wesley da Silva, vai tratar de desenvolvimento pessoal nos estudos e na área profissional.
NAS RUAS
Além de assistir às disciplinas teóricas sobre policiamento, tiro, abordagem e legislação, os futuros sargentos se somam ao policiamento ostensivo nas ruas de Santa Maria durante o estágio operacional supervisionado. Segundo o comandante da EsFAS, major Artur Marques de Barcellos, em cerca de três semanas, a nova turma de alunos já deve se juntar ao efetivo da cidade.
Jovem é detido e adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Santa Maria
- Neste ano, durante 10 meses, teremos mais de 200 policiais reforçando o policiamento em algum turno e em alguns dias da semana em Santa Maria - explica o major Barcellos.
Com a duração de cinco meses, a formação prepara os soldados para se tornarem gestores em seus quartéis. A maioria deles assume posições em áreas operacionais. Dos 228 novos sargentos formados no primeiro semestre, a maior parte retornou para as cidades onde já estavam lotados como soldados. Eles poderão, inclusive, assumir o comando do policiamento em municípios de pequeno porte.