segurança

Santa Maria deve formar mais de 400 sargentos da BM em 2018


Foto: Ascom-SSP
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos formou, na sexta, 228 homens e mulheres

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria promove hoje, no auditório da instituição, a partir das 13h30min, a aula inaugural da nova turma de sargentos. Os 208 novos alunos deram início ao Curso Técnico de Segurança Pública e Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento Auxiliar de Polícia Militar na segunda-feira. Na última sexta-feira, a EsFAS entregou o diploma de sargento a 228 homens e mulheres de todo o Estado. A cerimônia de formatura contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. Com isso, até o final do ano, sairão da cidade 436 novos sargentos.

Dupla é presa durante operação em combate a roubo de veículos em Cruz Alta

A aula inaugural deve contar com a presença do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues. Depois, o promotor da Justiça Militar da União, Cícero Robson Coimbra Neves, falará sobre as alterações do conceito de crime militar no Código Penal Militar. O procurador do Estado, Carlos Henrique Gomes, abordará a responsabilidade civil na atividade militar, e o diretor da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), Marcos Wesley da Silva, vai tratar de desenvolvimento pessoal nos estudos e na área profissional. 

NAS RUAS

Além de assistir às disciplinas teóricas sobre policiamento, tiro, abordagem e legislação, os futuros sargentos se somam ao policiamento ostensivo nas ruas de Santa Maria durante o estágio operacional supervisionado. Segundo o comandante da EsFAS, major Artur Marques de Barcellos, em cerca de três semanas, a nova turma de alunos já deve se juntar ao efetivo da cidade.

Jovem é detido e adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Santa Maria

- Neste ano, durante 10 meses, teremos mais de 200 policiais reforçando o policiamento em algum turno e em alguns dias da semana em Santa Maria - explica o major Barcellos. 

Com a duração de cinco meses, a formação prepara os soldados para se tornarem gestores em seus quartéis. A maioria deles assume posições em áreas operacionais. Dos 228 novos sargentos formados no primeiro semestre, a maior parte retornou para as cidades onde já estavam lotados como soldados. Eles poderão, inclusive, assumir o comando do policiamento em municípios de pequeno porte.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chileno preso em Santa Maria deve ser extraditado até o final de agosto Anterior

Chileno preso em Santa Maria deve ser extraditado até o final de agosto

Criminosos explodem agência bancária em Dilermando de Aguiar Próximo

Criminosos explodem agência bancária em Dilermando de Aguiar

Polícia/Segurança