A investigação acerca de um suposto caso de abuso sexual infantil, em agosto de 2024, em uma escola de Educação Infantil da zona leste de Santa Maria, ainda não foi concluída. Em outubro, o inquérito foi encaminhado ao judiciário sem indiciamento, e agora, tramita em segredo de justiça.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O principal suspeito é um homem que trabalhava como monitor da instituição. Ele teria molestado sexualmente de pelo menos dois estudantes de 4 anos. À época em que foi encaminhado, o inquérito instaurado pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) aguardava a perícia psíquica de uma das vítimas.
Quando um inquérito é encaminhado ao judiciário sem indiciamento, significa que não foram encontrados indícios suficientes para atribuir a autoria da infração. Se o resultado do exame de uma das vítimas confirmar o abuso, o rumo da investigação pode mudar.
Monitor segue afastado
Segundo a Secretaria de Educação de Santa Maria, o monitor segue afastado da escola. Já as crianças continuam matriculadas normalmente na instituição.
Logo após o caso, houve mudança na direção da escola. A secretaria ainda explicou que "a troca da direção da escola ocorreu por diversos fatores, não somente pelo fato ocorrido."
O caso
A denúncia foi registrada em agosto deste ano. De acordo com os familiares dos estudantes, o comportamento das crianças, como choro e falta de vontade de ir para a aula, levou a suspeita de que algo estava errado. Segundo o tio de uma das crianças, o sobrinho disse que o monitor aproveitava de momentos em que ficava sozinho com ele e mostrava o órgão genital. O monitor faria a criança tocar nas suas partes íntimas e dizia que "era um segredinho entre eles".
Já a mãe de uma aluna disse que a filha relatou dores nas partes íntimas.
As vítimas e familiares foram atendidos pela Secretaria de Educação e pelo Conselho Tutelar.
Como denunciar
A denúncia de casos de abuso infantil pode ser feita na Delegacia de Polícia de Santa Maria, localizada na Rua Roque Calage, 19, Centro, e na Secretaria de Educação, na Rua Alameda Buenos Aires, 128, através do fone (55) 3174-1510 ou e-mail [email protected].
Leia também