Quase oito toneladas de produtos impróprios para o consumo são apreendidos em mercados de São Gabriel

Ministério Público RS

Agentes do Programa Segurança Alimentar RS apreenderam em cinco supermercados de São Gabriel na quarta-feira (18), no segundo dia de fiscalização, 7,7 toneladas de alimentos impróprios para consumo. Os produtos de origem animal, carne, em sua maioria, foram destinados aos animais do Mantenedouro São Braz, localizado em Santa Maria.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​Durante a fiscalização, todos os mercados foram autuados, sendo um deles totalmente interditado e outros com interdições parciais por péssimas condições de higiene. Somando os dois dias de fiscalização, foram apreendidas em torno de 11 toneladas de alimentos e produtos impróprios.


O proprietário de um dos estabelecimentos foi conduzido à Delegacia de Polícia por ser reincidente em autuações pela Vigilância Sanitária, por esconder mais de 5 toneladas de produtos vencidos em um container e por ter em seu estabelecimento produtos com etiquetas de validade sobrepostas.


Conforme autos expedidos durante a ação, as irregularidades se referiam a produtos com a rotulagem incorreta, carne sem procedência, com armazenamento inadequado, padaria com produtos sem validade, com a validade vencida, mal acondicionados e sem procedência. Também foi constatada área de manipulação de alimentos com temperatura inadequada. Um dos mercados fiscalizados na quarta-feira, é filial de um fiscalizado na terça-feira. Nos dois locais, pelo menos 2,3 toneladas foram apreendidas, sendo que somente na filial foi encontrado mais que o dobro da matriz.


Durante a manhã, em paralelo à fiscalização nos mercados, outro grupo de agentes cumpriu um mandado de busca e apreensão, em um local clandestino que fabricava mel. O proprietário foi autuado por produzir e/ou expedir produtos que podem representar risco à saúde pública. Embora não houvesse mel no local, havia indícios de fabricação. Foram apreendidos celulares do proprietário, e documentada a existência de rótulos, favos de mel secos e comprovação da comercialização de mel no local.


Participaram da fiscalização e do cumprimento de mandado os promotores de Justiça Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, e servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Serviço de Inspeção e Vigilância Sanitária Municipal de São Gabriel, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil de Santa Maria investiga caso de menor de idade que teve vídeo íntimo exposto nas redes sociais Anterior

Polícia Civil de Santa Maria investiga caso de menor de idade que teve vídeo íntimo exposto nas redes sociais

Dupla suspeita de ameaçar de morte e extorquir comerciante da região é presa em Santa Maria Próximo

Dupla suspeita de ameaçar de morte e extorquir comerciante da região é presa em Santa Maria

Polícia/Segurança