Uma cena registrada em vídeo se espalhou por mensagens de WhatsApp e virou caso de polícia. O vídeo mostra dois adolescentes com uma cadela preta, de porte médio, em um dos mirantes da Estrada do Perau, em Itaara. Nas imagens, é possível ver que um deles abusa da cachorra, e o outro segura o animal por uma coleira improvisada enquanto se masturba. As imagens, que teriam sido registradas por um terceiro adolescente - é possível ouvir a voz dele no material - chocaram muitas pessoas, que relataram indignação na internet.
Um morador do município, após ver o vídeo, registrou um boletim de ocorrência na quarta-feira da semana passada. De acordo com o documento, o caso teria acontecido no dia 7 de agosto. A ocorrência foi registrada como crime contra a fauna, e uma cópia do vídeo foi entregue à Polícia Civil. Moradores da cidade teriam acionado o Conselho Tutelar, que indicaram que fosse registrada a ocorrência.
O delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Polícia de Itaara, disse que, como os suspeitos são menores de 18 anos, a Polícia Civil instaurou um procedimento policial para apurar o caso. O Diário não vai publicar o vídeo porque as cenas são impactantes.
CADELA É PROCURADA
A médica veterinária Marlene do Nascimento, que também é protetora de animais em Santa Maria, soube do caso e ficou indignada. Ela conta que, desde então, a cadela é procurada por ela e por outras pessoas, que estão preocupadas com o animal e com o estado de saúde dele. Na tarde desta segunda-feira, um grupo esteve no local procurando pela cachorra, mas ela ainda não foi encontrada. Uma tela congelada do vídeo foi publicada no Facebook e é compartilhada pedindo informações. Se alguém avistar a cadela, pode avisar pelo telefone (55) 98428-2970. Marlene faz um apelo para que as pessoas não abandonem os animais na Estrada do Perau porque, segundo ela, eles estão sujeitos a diversos riscos.