Pela primeira vez na história, RS não registra feminicídios em um mês

Pela primeira vez na história, RS não registra feminicídios em um mês

Foto: Polícia Civil

O mês de abril encerrou sem nenhuma ocorrência de feminicídio pela primeira vez na história do RS

Com o apoio de diversas iniciativas implementadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi possível alcançar um marco histórico no Estado do Rio Grande do Sul: o primeiro mês sem nenhum registro de feminicídio. No mês de abril, não houve nenhum caso deste crime, em contraste com os seis ocorridos no mesmo período do ano de 2023.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Uma das medidas mais recentes adotadas pela SSP é o Programa de Monitoramento do Agressor, que atualmente acompanha 101 agressores. Desde o início do programa, 23 homens foram detidos ao tentar se aproximar das vítimas. Além disso, a Delegacia Online da Mulher foi criada para facilitar o registro de ocorrências e denúncias de violência de gênero.


Os casos de feminicídio nos primeiros quatro meses de 2024 diminuíram em 31%, com 32 mulheres mortas de janeiro a abril de 2023, em contraste com as 22 vítimas no mesmo período deste ano.


Além disso, outros indicadores de mortes violentas analisados pela SSP também apresentam redução. Os latrocínios diminuíram em 40% em abril, passando de 5 casos em 2023 para 3 este ano. No acumulado, a queda é de 28,6%, com 21 casos de janeiro a abril de 2023 e 15 casos no mesmo período de 2024.


Os registros de homicídio doloso caíram 21,5% em abril em todo o Estado, passando de 144 em 2023 para 114 em 2024, o menor número para este mês desde 2010. No acumulado de janeiro a abril, houve uma redução de 12,5%.


Santa Maria

Em abril do ano passado, Santa Maria registrou um total de 10 homicídios, um número que já era bastante elevado. No entanto, em 2024, esse número diminuiu para sete homicídios, o que representa uma redução de aproximadamente 30% em relação ao mesmo mês do ano anterior


No entanto, ao analisar o período de janeiro a abril, os dados são mais alarmantes: em 2023 foram registrados 26 homicídios nesse intervalo de tempo, enquanto no mesmo período deste ano foram contabilizadas 30 mortes violentas, incluindo duas decorrentes de oposição à intervenção policial. 


Em maio do ano passado, Santa Maria registrou três homicídios, um número que já era preocupante. 


No entanto, até a publicação desta reportagem em 2024, esse número subiu para cinco homicídios, representando um aumento de mais de 66% em relação ao ano anterior. 


Casos elucidados 


Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria concluiu no último dia 23 a elucidação de todos os 55 homicídios praticados na cidade em 2023.


- Este ano a gente teve uma curva crescente de crimes, o que tem demandado bastante trabalho por parte da Delegacia de Homicídios. Mas seguimos trabalhando no firme propósito, procurando chegar ao final do semestre com todos os homicídios esclarecidos e os autores presos - afirma o delegado de Homicídios.






Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inquérito das duas mortes em deslizamento no Morro do Cechella ainda não foi concluído Anterior

Inquérito das duas mortes em deslizamento no Morro do Cechella ainda não foi concluído

PRF aumenta fiscalização durante o feriadão de Corpus Christi Próximo

PRF aumenta fiscalização durante o feriadão de Corpus Christi

Polícia/Segurança