assalto durante excursão

Passageiros e motorista de ônibus assaltado são presos no bagageiro após fuga de quadrilha

Os 28 passageiros e o motorista do ônibus que saiu de Santa Maria na tarde de terça-feira e que foi assaltado em Cruz Alta foram encerrados no bagageiro do ônibus, segundo a investigação da Polícia Civil. Um dos passageiros, conforme relato da proprietária da empresa de ônibus, conseguiu forçar e abrir o bagageiro para que entrasse ar e então as vítimas conseguiram sair do veículo.  

O ônibus da empresa Bernatur, de Santa Maria, foi fretado para levar o grupo até o Paraguai. A excursão saiu de Santa Maria por volta das 15h e, cerca de uma hora depois, três pessoas que se fizeram passar por passageiros embarcaram no veículo, na BR-158, em Cruz Alta. Os três estavam armados e um deles rendeu o motorista. Os outros dois começaram a pegar os pertences dos passageiros, como celulares e dinheiro durante o percurso até Panambi, que fica a 40 quilômetros de Cruz Alta.  Marilei Gorete Avozani, proprietária da empresa, conta que os assaltantes obrigaram um dos passageiros a ajudar a recolher o material roubado: 

- Pouco depois que os três entraram no ônibus, eles forçaram o motorista a parar e entrou um quarto assaltante encapuzado e que não falou nada em nenhum momento - comentou.

Assaltantes roubam dinheiro, cheques e celulares de empresa de Santa Maria

Em Panambi, o motorista foi obrigado a entrar em uma estrada vicinal e em uma lavoura, onde o veículo atolou. Uma Strada de cor preta, com placas de Carazinho, que seguiu o ônibus desde Cruz Alta e Panambi, estava no local com mais dois assaltantes esperando o grupo sair do ônibus com os pertences dos passageiros. Antes da quadrilha fugir na Strada, eles colocaram todas as vítimas do bagageiro do ônibus. Por volta das 18h30min um dos passageiros conseguiu forçar a abertura de uma passagem de ar e foi então que o grupo conseguiu sair e pedir socorro. 

Marilei conta que providenciou carros particulares para transportar os passageiros do interior de Panambi até um posto de combustíveis em Cruz Alta, em várias viagens. O guincho não conseguiu remover o ônibus da lavoura e uma retroescavadeira da prefeitura de Panambi teve de auxiliar a retirada do veículo. Após o registro de ocorrência na Delegacia de Panambi, todos os viajantes resolveram voltar para Santa Maria, no mesmo ônibus. Marilei conta que esta foi a primeira vez que isso aconteceu com um grupo de sua empresa. Ela explica que os três assaltantes que embarcaram em Cruz Alta se passaram por clientes e que viajariam com o grupo até o Paraguai. Eles forneceram nomes e números de documentos falsos ao funcionário da empresa. 

- Eu nunca carrego nenhum estranho, mas é normal um pessoal de Ibirubá ir até Cruz Alta onde nos encontram para viajar junto. O meu guia, que eu confio muito e é do bem, acertou com os três a viagem e confiou neles. Foi aí que começou o assalto. (...) Assim que fiquei sabendo fiquei em pânico e nem sabia o que pensar, até que uma passageira me contou que ninguém estava machucado, que foi apenas o material. Mesmo assim a gente fica de coração partido com tudo isso. Quando cheguei lá vi o pessoal triste, com medo, tinha uma criança chorando porque viu o pai ser ameaçado com uma pistola - desabafou a proprietária da empresa de turismo. 

O delegado Rafael Santos, titular da Defrec de Cruz Alta, conta que a Strada utilizada na fuga do grupo foi encontrada na manhã desta quarta-feira, por volta das 7h, em Ibirubá, município que fica a cerca de 50 quilômetros de Cruz Alta. O veículo já foi encaminhado para a perícia. Os passageiros deverão ser ouvidos pela investigação. Ainda não se sabe quanto foi levado pelos bandidos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MP solicita que bebê abandonada seja encaminhada a uma instituição de acolhimento Anterior

MP solicita que bebê abandonada seja encaminhada a uma instituição de acolhimento

Assaltantes roubam dinheiro, cheques e celulares de empresa de Santa Maria Próximo

Assaltantes roubam dinheiro, cheques e celulares de empresa de Santa Maria

Polícia/Segurança