investigação

MP solicita que bebê abandonada seja encaminhada a uma instituição de acolhimento

O Ministério Público ingressou na Justiça com um pedido envolvendo o caso da bebê que foi abandonada na porta de uma casa no Bairro Itararé na noite da última segunda-feira. De acordo com o promotor Ricardo Lozza, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, foi solicitado que a criança seja encaminhada a uma instituição de acolhimento quando ela tiver alta do hospital.Cabe, agora, ao juiz da Vara da Infância ou Juventude concordar ou não com o pedido do MP. Se o pedido for acatado pelo judiciário, a criança poderá ir para  o Lar de Miriam ou para uma das células do Aldeias SOS, que são as instituições que acolhem crianças em Santa Maria. 

O promotor explica que existem duas possibilidades neste caso: uma delas é que a família da criança seja identificada e a mãe ou outro familiar demonstre interesse em ter a guarda da criança. Se isso acontecer e a família tiver condições de ter a guarda, a criança ficará com a família e seguirá com acompanhamento de assistência social e Conselho Tutelar. Se a família for encontrada e não tiver interesse ou condições de ficar com a criança, ou, ainda, não for localizada, a criança poderá ser adotada. 

Na tarde desta quarta-feira, a criança permanecia internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), para onde foi levada desde que foi encontrada. Ela está na UTI Pediátrica e não corre risco de morte. 

INVESTIGAÇÃO 
A Polícia Civil trabalha para identificar a mãe da criança. Nesta quarta-feira, uma testemunha seria ouvida pela delegada Elizabeth Shimomura, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A investigação também faz uma varredura com agentes e instituições de saúde que possam ter atendido gestantes ou parturientes (mulheres que recentemente tiveram bebê) e que possam ajudar no trabalho. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tribunal determina prisão imediata de PM que matou sem terra em São Gabriel Anterior

Tribunal determina prisão imediata de PM que matou sem terra em São Gabriel

Passageiros e motorista de ônibus assaltado são presos no bagageiro após fuga de quadrilha Próximo

Passageiros e motorista de ônibus assaltado são presos no bagageiro após fuga de quadrilha

Polícia/Segurança