Em uma sala nova e ampla, representantes dos órgãos de segurança pública que atuam em Santa Maria voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira. O encontro marcou a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) desativado há um ano e oito meses. A ideia é discutir ações de combate à criminalidade.
Especialistas em segurança pública acreditam que as soluções para acabar com o tráfico de drogas, base da maioria das ações criminosas no município, passam por um diagnóstico da criminalidade e por ações integradas e que devem ser pensadas a longo prazo. E, para eles, o GGIM é o órgão que deve coordenar esse processo.
O gabinete foi criado em 16 de novembro de 2010 para funcionar como um fórum de discussão, em que seriam tratadas questões relativas à segurança na cidade. Mas as atividades foram suspensas após o incêndio na boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013.
Em 10 de abril deste ano, quando a cidade vivia uma intensa onda de violência, os órgãos de segurança chegaram a se reunir e definiram algumas ações como blitze e operações conjuntas. Porém, a reativação do gabinete só ocorreu após o município bater record em mortes violentas _ foram 42 até ontem.
São integrantes permanentes prefeitura, polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal e Militar (Batalhão Rodoviário e Brigada Militar), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). São convidados, o judiciário (Vara de Execuções Criminais), o Ministério Público, a União das Associações Comunitárias (UAC) e Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).
Ações definidas na reunião
- Foram formados dois grupos de trabalho: um discutirá ações de combate ao vandalismo e às pichações e outro para reduzir os índices de criminalidade, com foco nas câmeras de monitoramento e regime semiaberto, entre outros
- Criação de um centro integrado de comando e controle (os órgãos vão definir onde e como será feito)
- Realização de forças-tarefas e operações conjuntas entre os órgãos
- Nova reunião em 17 de novembro para que os grupos de trabalho apresentem soluções específicas para os temas