Segurança

Órgãos voltaram a se reunir para discutir ações de combate à criminalidade

Lizie Antonello

Em uma sala nova e ampla, representantes dos órgãos de segurança pública que atuam em Santa Maria voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira. O encontro marcou a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) desativado há um ano e oito meses. A ideia é discutir ações de combate à criminalidade.

Especialistas em segurança pública acreditam que as soluções para acabar com o tráfico de drogas, base da maioria das ações criminosas no município, passam por um diagnóstico da criminalidade e por ações integradas e que devem ser pensadas a longo prazo. E, para eles, o GGIM é o órgão que deve coordenar esse processo.

O gabinete foi criado em 16 de novembro de 2010 para funcionar como um fórum de discussão, em que seriam tratadas questões relativas à segurança na cidade. Mas as atividades foram suspensas após o incêndio na boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013.

Em 10 de abril deste ano, quando a cidade vivia uma intensa onda de violência, os órgãos de segurança chegaram a se reunir e definiram algumas ações como blitze e operações conjuntas. Porém, a reativação do gabinete só ocorreu após o município bater record em mortes violentas _ foram 42 até ontem.

São integrantes permanentes prefeitura, polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal e Militar (Batalhão Rodoviário e Brigada Militar), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). São convidados, o judiciário (Vara de Execuções Criminais), o Ministério Público, a União das Associações Comunitárias (UAC) e Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).

Ações definidas na reunião

- Foram formados dois grupos de trabalho: um discutirá ações de combate ao vandalismo e às pichações e outro para reduzir os índices de criminalidade, com foco nas câmeras de monitoramento e regime semiaberto, entre outros
- Criação de um centro integrado de comando e controle (os órgãos vão definir onde e como será feito)
- Realização de forças-tarefas e operações conjuntas entre os órgãos
- Nova reunião em 17 de novembro para que os grupos de trabalho apresentem soluções específicas para os temas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia cumpre mandato em endereço antigo de suspeito

Próximo

Homem esfaqueado é encontrado em rua de Santa Maria

Polícia/Segurança