MP recorre de decisão que reduziu em um terço pena de jovem acusado de cometer atos neonazistas

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) usou de recurso contra a sentença que condenou Israel Fraga Soares, de 24 anos, acusado de divulgar o nazismo, praticar atos racistas, além de ameaçar por e-mail uma vereadora do Rio de Janeiro. Ele foi condenado a pena de cinco anos, seis meses e sete dias de reclusão e 20 dias de detenção. O MP discorda do entendimento da 2ª Vara Criminal de Tramandaí pela inimputabilidade e que a pena deveria ser reduzida em um terço.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao longo do processo, em especial durante o incidente de insanidade mental instaurado, o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) reconheceu que o condenado sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), afastando a presença de outras condições e doenças psiquiátricas alegadas pela defesa. O MP discursa da conclusão judicial questionando o nexo da doença com os comportamentos criminosos, tendo em vista o seu comportamento, que após cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua residência, criou novos perfis em redes sociais e continuou a propagar conteúdos criminosos.


No recurso, o promotor de Justiça Rodrigo Ballverdú Louzada ressaltou:


– É evidente que o réu não tinha a intenção de evitar qualquer desconforto psicológico com tais condutas. Seu desiderato era exclusivamente expressar a sua “ideologia” – conforme por ele afirmado – a fim de propagar o discurso nazista, além de ofender e causar sofrimento às pessoas negras e com orientação sexual distinta da sua. Portanto, não estava a evitar um sofrimento para si, mas sim a regozijar-se com o sofrimento e humilhação de outras pessoas. – explica.


*Com informações do MPRS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é preso após empinar motocicleta em frente a viatura da Brigada Militar Anterior

Jovem é preso após empinar motocicleta em frente a viatura da Brigada Militar

Avião é sequestrado e aeroporto de Santa Maria tem ameaça de bomba em simulação da PF Próximo

Avião é sequestrado e aeroporto de Santa Maria tem ameaça de bomba em simulação da PF

Polícia/Segurança