Fotos Beto Albert
Monumento fica na rotatória da Avenida Roraima com a Faixa Velha
Será inaugurado nesta sexta (22) um monumento em homenagem à Brigada Militar (BM), com a presença de autoridades e da comunidade local. O evento será realizado às 16h30min, na ERS-509 (Avenida Prefeito Evandro Behr ou Faixa Velha de Camobi), na rotatória de acesso à Avenida Roraima.
Saiba como habilitar novo recurso do WhatsApp que transcreve áudios recebidos em textos
STF mantém acordo de delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
O monumento, intitulado “Brigada Militar: Patrimônio do Povo Gaúcho”, foi criado para reconhecer o esforço e a dedicação dos policiais militares que, dia após dia, cumprem a missão de preservar a ordem pública e garantir a segurança da população gaúcha. A escultura, feita totalmente em metal, foi concebida pelo renomado artista Paulo Christo, com o projeto de design assinado pela artista plástica Marilia Chartune Teixeira. A obra foi executada com recursos privados de empresas que doaram, sem ônus para o Estado, e contou com a colaboração de policiais militares.
Comandante geral da BM, o coronel Cláudio dos Santos Feoli deve participar da inauguração nesta sexta. Para isso, a Avenida Roraima terá bloqueio a partir das 15h de hoje, até o fim da solenidade, entre a Faixa Nova e a Faixa Velha. Feoli ressaltou que, em 2024, celebram-se os 187 anos da instituição e os 50 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, sediado em Santa Maria, que preserva o legado das conquistas brigadianas.
– Os indicadores criminais têm diminuído como resultado direto da dedicação dos membros da BM. É com grande satisfação que parabenizamos o CRPO Central por seus 50 anos de serviços à comunidade e desejamos que continuem a manter a excelência que caracteriza nossa instituição, que é parte essencial do ‘Coração do Rio Grande – afirmou Feoli.
O coronel Cleberson Braida Bastianello, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central, também ressaltou a importância do reconhecimento público e a colaboração da comunidade para a concretização do monumento.
– Nós, da Brigada Militar, ficamos muito felizes com o reconhecimento aos brigadianos e brigadianas. A partir de uma iniciativa nossa, a comunidade, empresários e instituições se mobilizaram para materializar em aço o orgulho e o sentimento de respeito à nossa instituição – declarou Bastianello.
O QUE AS ESTÁTUAS RETRATAM
A escultura é composta por quatro imagens distintas, que juntas retratam a essência da Brigada e a relação com a comunidade:
- A Guarda – Representada por um policial armado com uma arma longa, simbolizando a vigilância constante da BM na preservação da ordem pública em todas as cidades do Rio Grande do Sul
- A Força e Proteção – Ilustra um policial com escudo, acompanhado de um cão policial, representando a força e os recursos empregados em operações de alta complexidade
- O Acolhimento – Mostra uma policial interagindo com uma criança, destacando a proximidade e o papel acolhedor da BM na comunidade
- A Universalidade – Retrata um policial de braços abertos, simbolizando a dedicação e o sacrifício diários para proteger e servir, em qualquer condição