As câmeras de segurança da prefeitura registraram a discussão que envolveu um idoso e um funcionário da prefeitura de Santa Maria na última segunda-feira. Conforme o secretário de Mobilidade Urbana e responsável da Guarda Municipal, Miguel Passini, as imagens comprovam que houve agressão física por parte do servidor:
_ Ele (o servidor) deu um tapa na mão do idoso que segurava um celular, acho que para impedir que ele chamasse a polícia _ afirma o secretário.
Segundo Passini, as imagens foram vistas pelo chefe da Guarda, Luiz Oneide Gonzatto, que confirmou as informações ao Diário nesta manhã. Apesar de não liberar as imagens para a imprensa, o secretário informou que irá entregá-las para a Delegacia do Idoso, que investiga o caso.
Passini confirmou também que o funcionário irá responder um Processo Administrativo e deve ser afastado durante o período de investigações. Ele não estava em horário de expediente quando ocorreu o fato.
Ainda, conforme o secretário, o idoso caiu no chão não por causa de um soco que disse ter levado do servidor. As imagens mostrariam que, após receber o tapa na mão, o idoso teria tentando sair do carro e acabou caindo:
_ Ele é um senhor de idade, doente, não teve forças para se manter em pé.
O caso
Na segunda-feira, às 14h30min, o idoso estacionou seu carro na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Venâncio Aires, em frente ao prédio da SUCV, em uma vaga destinada a carros oficiais _ o prédio abriga o gabinete do prefeito.
Segundo ocorrência registrada pela vítima, ele teria pedido permissão a um guarda municipal para ficar no local esperando sua mulher que tinha ido ao banco. Um servidor da prefeitura teria visto e ido até o carro, quando começou a confusão.