Quem dirige ou se desloca pelas principais rodovias de Santa Maria está propenso a passar por um trecho com pouca ou nenhuma iluminação. Nesses lugares, os faróis dos veículos são os únicos responsáveis por dar luz e visibilidade ao trecho em que transitam.
Este é o caso das rodovias BR-158, entre o Trevo do Castelinho e a Faixa de Rosário, bem como da BR-287, no trevo de acesso ao Bairro Santa Marta, e ao trecho da RSC-287, conhecido como Faixa Nova, que abrange os bairros Cerrito, São José e Camobi.
Nessas rodovias, diversos pontos estão sem luz, comprometendo a segurança dos motoristas, pedestres, e moradores das proximidades. O motivo da escuridão é um só: o constante furto dos fios dos postes que deveriam iluminar as rodovias.
A falta de iluminação também contribui para os acidentes de trânsito. No dia 2 de abril, um motociclista ficou gravemente ferido após cair em um buraco na BR-158, no Bairro Urlândia. O motivo de ele cair na cratera seria a falta de sinalização na via.
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O pedreiro Dione Schalemberger da Costa, 32 anos, reside em Itaara e viaja seguidamente para Santa Maria em virtude do trabalho. Ele passa pelo Trevo do Castelinho, um dos trechos que sofrem com a escuridão.
- Eventualmente, eu venho a noite jogar futebol e a iluminação é completamente ausente, inclusive na BR-158. Em alguns pontos não tem sequer as sinalizações do meio da faixa, que é para a gente se localizar - conta.
Mário Sérgio Moraes Rodrigues, 42 anos, é motorista de transporte coletivo e tem observado diversos casos enquanto trabalha no turno da noite. Ele relatou que a ausência de iluminação também abre brechas para a imprudência.
- A visibilidade fica mais curta, e nessas obras de duplicação há muito perigo para o pedestre. Na saída do Bairro Urlândia, por exemplo, alguns motoristas fazem o acesso à rodovia de maneira errada - revela Rodrigues. Ele relata que alguns motoristas que saem do Bairro Urlândia pela Rua Frederico Ozanan e pretendem adentrar a rodovia para seguir rumo ao Bairro Patronato, em vez de seguir à direita e fazer o retorno disponível no canteiro central justamente para esse fim, chegam a se atravessar pela via pra dobrar à esquerda,
Antônio Gabriel Franco, 60 anos, empresário do ramo de autopeças, trabalha há três anos próximo do trevo de acesso à Urlândia. Ele já presenciou acidentes e alerta para a falta de sinalização.
- Já vi diversos acidentes, problema de pedestres atravessando fora da passarela, cavalos na pista. Seguidamente tem acidente, e fora o pessoal que está trabalhando. A falta de iluminação e sinalização é um agravante para tudo isso - afirma Franco.
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Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na RSC-287, maioria dos trevos não conta com iluminação, embora tenha postes instalados
POLÍCIA DIZ QUE HÁ OPERAÇÕES CONTÍNUAS CONTRA OS ROUBOS
O delegado regional, Sandro Meinerz, afirma que há um esforço contínuo para coibir o furto de fios na cidade, para impedir que rodovias e ruas fiquem no escuro.
- A polícia está sempre trabalhando nisso. Muitos dos detidos por esses furtos são soltos no mesmo dia ou no dia seguinte, pois se trata de furto simples. A maioria dos autores de furto são moradores de rua, pessoas viciadas em crack, dependentes químicos - declara Meinerz. Ele ressalta que para coibir o furto de fios é importante impedir o receptador, responsável por comprar os produtos furtados.
Em março deste ano, a Delegacia Regional da Polícia Civil cumpriu nove mandados de busca e apreensão em uma operação de combate ao furto e à receptação de cabos de cobre e materiais recicláveis. Na ocasião, os policiais apreenderam mais de uma tonelada de recicláveis, entre cabos e fios de cobre, peças de metal e placas de sinalização de trânsito.
Em outubro de 2021, a Operação Cobre 2 apreendeu uma grande quantidade de fios e cabos em recicladoras de Camobi. Uma delas funcionava irregularmente. Duas pessoas foram presas por receptação.
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DNIT PROMETE CONSERTAR A ILUMINAÇÃO COM O AVANÇO DAS OBRAS DA TRAVESSIA
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a iluminação pública da Travessia Urbana será recuperada conforme as frentes de trabalho avançarem. O órgão já solicitou aos consórcios responsáveis pela Travessia Urbana a inclusão dos serviços de conserto no cronograma de obras. Os consertos serão realizados no decorrer do avanço das obras na Rua Vasco da Cunha, Urlândia e Viaduto da Uglione.
Até o momento, foram furtados cabos em diversos pontos da BR-158: Castelinho, Cerrito, Duque de Caxias, Uglione, Passagem inferior do Patronato e trevo para Rosário do Sul. Os últimos furtos foram registrados em janeiro no viaduto da Uglione e em março na passagem inferior do Patronato. Em pontos onde o dano foi menor, a iluminação já foi restabelecida
Ao ser questionado sobre prazos, o Dnit afirma que não há como definir uma data sem uma revisão geral da rede. Existem casos de rompimento de cabos, furtos pontuais e retirada geral da rede. O Dnit informa que ao final da obra todo o trecho urbano do projeto em execução terá iluminação implantada. A obra da Travessia Urbana tem conclusão prevista para o mês de junho deste ano.
A reportagem apurou a situação da RSC-287, nos trechos que abrangem os bairros Camobi, São José e Cerrito, incluindo os trevos de acesso ao Clube Dores, à estrada de Pains e aos condomínios Moradas e Terra Nova, trecho de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer). Consultados pela reportagem, a superintendência regional do Daer não se manifestou até o fechamento desta reportagem.
A prefeitura informou que a responsabilidade pela iluminação não é do município.