Criança que morreu após dar entrada no Husm não sofreu maus-tratos, conclui a investigação policial

Maria Júlia Corrêa e Rafael Menezes

Criança que morreu após dar entrada no Husm não sofreu maus-tratos, conclui a investigação policial

Foto: Beto Albert (Diário)

Após investigação e análise, o laudo pericial concluiu que a morte de criança, de 1 ano e 11 meses, ocorrida no domingo (24), no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), não foi resultado de maus-tratos. 


A delegada Luiza Souza, titular da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), responsável pelo caso, divulgou a informação, esclarecendo quaisquer especulações que sugerissem o contrário.



A necropsia, realizada como parte do processo investigativo, revelou que a causa da morte foi classificada como "não traumática de causa indeterminada".


– Esse desfecho, embora traga alguma clareza à situação, não diminui a tragédia vivenciada pela família enlutada, que agora enfrenta não apenas a dor da perda, mas também a angústia causada pelos comentários infundados e maldosos que têm circulado - afirma a delegada.


Diante desse cenário, Luiza destaca a importância de respeitar o luto da família e evitar a disseminação de informações falsas ou prejudiciais. 


A investigação

A investigação policial teve início após a Polícia Civil receber um alerta dos médicos com relação a um possível caso de maus-tratos. Esse alerta faz parte da rotina hospitalar, quando são atendidos pacientes com sintomas suspeitos de agressão. 


Em fevereiro deste ano, a mesma criança havia sido atendida no Husm com traumatismo craniano. A versão da mãe, na época, foi de que o filho havia se machucado enquanto brincava com os irmãos em casa. Após isso, o Conselho Tutelar foi acionado e passou a acompanhar a família.


Na última segunda-feira (25), o Hospital Universitário informou à reportagem que não iria se manifestar sobre o caso.


A criança, que completaria 2 anos de idade em abril, foi sepultada na última terça-feira (26), no Cemitério Municipal Ecumênico em Santa Maria. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão frontal entre veículo e motocicleta deixa duas pessoas mortas em Santa Maria Anterior

Colisão frontal entre veículo e motocicleta deixa duas pessoas mortas em Santa Maria

Jovem é preso por disparo de arma e desobediência judicial em Dona Francisca Próximo

Jovem é preso por disparo de arma e desobediência judicial em Dona Francisca

Polícia/Segurança