Morreu, na madrugada desta quarta-feira, Maria Sueli Santos dos Santos, a Mãe Sueli de Xangô, aos 105 anos. Ela era a mãe de santo mais antiga de Santa Maria e uma das mais antigas do Estado, com 80 anos de religião.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Mãe Sueli nasceu em Restinga Sêca. Durante a vida, ela faz questão de manter viva a cultura do povo negro. Além disso, era conhecida, no Bairro João Goulart, pela ajuda que prestava aos moradores. Para a filha, Celenir dos Santos, essas são as lembranças que ficam.
- É um momento difícil. Ela fez muita caridade, teve mais de 26 filhos adotivos, ajudava mais de 100 crianças do bairro. É muito gratificante saber disso - conta.
Em 1998, Mãe Sueli fundou o Grupo Santo Expedito, centro religioso no Bairro Itararé. O neto de Sueli Fabiãn Lacerda - pai Fabiãn de Xapaña, filho de Pai Aldo de de Ogum - acredita no legado da avó.
- Tudo que ela nos ensinou seguimos em frente - fala.
Mãe Sueli morreu de causas naturais. O velório acontece na Capela 4 do Hospital de Caridade, e o sepultamento está previsto para às 16h30min desta quarta-feira no Cemitério Ecumênico Municipal.