Morre o empresário Amilton Oliveira, que ajudou a construir a UFSM

Morre o empresário Amilton Oliveira, que ajudou a construir a UFSM

Arquivo pessoal

Amilton Oliveira, que faleceu aos 88 anos, e a esposa Zilda.

Filho de agricultores e leiteiros, que viviam na região onde hoje fica o Bairro Noal, perto do estádio do Inter-SM, faleceu nesta quinta (18) aos 88 anos o empresário santa-mariense Amilton Oliveira, que teve uma trajetória de luta e empreendedorismo, ajudando a construir vários prédios do campus da UFSM. Em alguns deles, como o Planetário, atuava como pedreiro. Depois, virou mestre de obras e, por fim, abriu a construtora Olienge.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nessa trajetória, chegou a ter mais de 300 funcionários e foi responsável por construir os prédios da Reitoria, do Hospital Universitário, a Biblioteca e o estádio do Centro de Educação Física e Desporto. Com a empresa instalada no terreno onde funciona atualmente o Monet Plaza Shopping quando aquela região era pouco habitada, Oliveira foi um dos responsáveis pela construção de vários prédios e abertura de ruas do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, ajudando no desenvolvimento daquele local.

 
Segundo o filho Amilton Oliveira Junior, ficam a saudade e o grande exemplo do pai.

- Tem foto do pai trabalhando como pedreiro na construção do Planetário, depois ele virou mestre de obras e foi evoluindo, abrindo a própria construtora. Chegou a ter mais de 300 funcionários e tinha um complexo de empresas, com pedreira, areeira. Até a olaria da universidade, ele arrendava. O legado do pai foi ter sido sempre uma pessoa alegre, sorridente e carismática. Onde passava, fazia novos amigos. Entrava num elevador, não conhecia a pessoa, mas saia amiga dele. Era muito gentil com os funcionários e qualquer pessoa, tratava todos da mesma forma, mesmo quando foi grande empresário. Tem amigos que sempre me perguntam do pai - comentou Junior.

 
Amilton Oliveira encerrou as atividades da construtora ainda nos anos 1980 e, depois, colaborou com a imobiliária Amilton Junior Negócios Imobiliários, do filho, e em projetos como a construção do Royal Plaza Shopping. Oliveira também atuou como voluntário no Inter-SM, ajudando a construir arquibancadas e vestiários, inclusive com doações do próprio bolso.
O empresário estava internado há 15 dias no Hospital da Unimed, em Santa Maria, e faleceu de problemas respiratórios, aos 88 anos.

 
Amilton Oliveira deixa a esposa, Zilda Cardoso de Oliveira, três filhos (Amilton Junior, Jacqueline e Zilma) e quatro netos (Juliana, Giovanni, Matheus e Maria Flor).

 
O velório começa às 14h desta quinta (18) e vai até as 9h30min desta sexta (19), na Sala Esmeralda do complexo Angelos Oeste, na Avenida Hélvio Basso, 1.519.

Bombeiros localizam corpo de um dos pescadores desaparecidos no Rio Jacuí

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre o empresário Amilton Oliveira, que ajudou a construir a UFSM Anterior

Morre o empresário Amilton Oliveira, que ajudou a construir a UFSM

Em memória de Maria Helena Silveira Netto Cunha Próximo

Em memória de Maria Helena Silveira Netto Cunha