Arquivo pessoal
Amilton Oliveira, que faleceu aos 88 anos, e a esposa Zilda.
Filho de agricultores e leiteiros, que viviam na região onde hoje fica o Bairro Noal, perto do estádio do Inter-SM, faleceu nesta quinta (18) aos 88 anos o empresário santa-mariense Amilton Oliveira, que teve uma trajetória de luta e empreendedorismo, ajudando a construir vários prédios do campus da UFSM. Em alguns deles, como o Planetário, atuava como pedreiro. Depois, virou mestre de obras e, por fim, abriu a construtora Olienge.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nessa trajetória, chegou a ter mais de 300 funcionários e foi responsável por construir os prédios da Reitoria, do Hospital Universitário, a Biblioteca e o estádio do Centro de Educação Física e Desporto. Com a empresa instalada no terreno onde funciona atualmente o Monet Plaza Shopping quando aquela região era pouco habitada, Oliveira foi um dos responsáveis pela construção de vários prédios e abertura de ruas do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, ajudando no desenvolvimento daquele local.
Segundo o filho Amilton Oliveira Junior, ficam a saudade e o grande exemplo do pai.
- Tem foto do pai trabalhando como pedreiro na construção do Planetário, depois ele virou mestre de obras e foi evoluindo, abrindo a própria construtora. Chegou a ter mais de 300 funcionários e tinha um complexo de empresas, com pedreira, areeira. Até a olaria da universidade, ele arrendava. O legado do pai foi ter sido sempre uma pessoa alegre, sorridente e carismática. Onde passava, fazia novos amigos. Entrava num elevador, não conhecia a pessoa, mas saia amiga dele. Era muito gentil com os funcionários e qualquer pessoa, tratava todos da mesma forma, mesmo quando foi grande empresário. Tem amigos que sempre me perguntam do pai - comentou Junior.
Amilton Oliveira encerrou as atividades da construtora ainda nos anos 1980 e, depois, colaborou com a imobiliária Amilton Junior Negócios Imobiliários, do filho, e em projetos como a construção do Royal Plaza Shopping. Oliveira também atuou como voluntário no Inter-SM, ajudando a construir arquibancadas e vestiários, inclusive com doações do próprio bolso.
O empresário estava internado há 15 dias no Hospital da Unimed, em Santa Maria, e faleceu de problemas respiratórios, aos 88 anos.
Amilton Oliveira deixa a esposa, Zilda Cardoso de Oliveira, três filhos (Amilton Junior, Jacqueline e Zilma) e quatro netos (Juliana, Giovanni, Matheus e Maria Flor).
O velório começa às 14h desta quinta (18) e vai até as 9h30min desta sexta (19), na Sala Esmeralda do complexo Angelos Oeste, na Avenida Hélvio Basso, 1.519.
Bombeiros localizam corpo de um dos pescadores desaparecidos no Rio Jacuí