Obituário

Falecimentos em Santa Maria e região

Os obituários são publicados semanalmente aos fins de semana na edição impressa e online do Diário. As informações podem ser enviadas para cassiano.cavalheiro@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7121.

PRUDÊNCIA ROCHA AVILA

21/06/1935 - 20/05/2021

Filha de Galdino da Rocha Filho e Antonieta de Souza Brasil, Prudência Rocha Avila nasceu e cresceu em Alegrete - RS. Durante a infância, morou no campo em um lugar chamado Parada Rocha com os pais e os nove irmãos. Perdeu a mãe e o pai cedo. Na adolescência, conheceu Arlindo Martins Avila e em 1964, eles se casaram. Desta união de quase 57 anos, vieram os filhos Volnisa e Volnei, os netos Nayara, Taynara, Dimeny, Mileny, Gabriel e Rafael. E mais tarde, a bisneta Moniky.

Em 1982, quando o marido se aposentou, o casal se mudou para Santa Maria. Aqui, Prudência participava de grupos da terceira idade e atividades que envolvessem uma de suas paixões: a caminhada. Ela só parou com a prática em 2014, por conta de uma cirurgia no quadril.

Sempre com o batom e as unhas pintadas de vermelho, Prudência iluminava qualquer lugar que passasse. Apaixonada pelos filhos, netos e pela bisneta, ela não abria mão dos churrascos em família no domingo.

A técnica em farmácia Volnisa Rocha Avila, 46 anos, comenta que a mãe era muito pontual e não gostava de enrolação. E quando se tratava de futebol, ela tinha uma postura interessante. Prudência sempre dizia que não tinha time favorito, mas não perdia nenhum jogo do Grêmio. Para filha, além da alegria da minha mãe, também fica a saudade.

-Ela era extremamente caprichosa. Era uma avó super carinhosa. E fica tanta coisa. Ela sempre foi meu exemplo para tudo - afirma, emocionada.

Prudência Rocha Avila morreu em 20 de maio de 2021, aos 85 anos, devido a uma infecção generalizada. A dona de casa foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Santa Rita de Cássia.

JOSÉ LORENZI NETO

20/03/1951 - 01/06/2021

Filho de Geraldo Antonio Lorenzi e Anna Geraldo Rozzatto Lorenzi, José Lorenzi Neto nasceu em Santa Maria. Ao lado dos irmãos Eugenio e Aldo, teve uma infância tranquila. Entre as lembranças que sempre gostava de contar a todos, estavam as idas para a casa dos avós no distrito de Santa Flora. Na adolescência, estudou no Colégio Antonio Alves Ramos e se orgulhava deste fato, porque foi lá que ele se formou em Artes Gráficas.

Em 1974, na formatura do amigo Paulo Carnelosso, José conheceu Rita Ioneida Colvero e os dois começaram a namorar. Em 1976, o casal se casou. Desta união de 45 anos, vieram os filhos Antonio Vinicius, Vitor e Virgílio. E mais tarde, os netos Juan, Tiago, Alicia, José Vitor e Antonia.

Após trabalhar na Pallotti, resolveu realizar o concurso para servidor público na Universidade Federal de Santa Maria em 1977. Foi aprovado e seguiu trabalhando em sua área dentro da Gráfica UFSM.

José era um pai presente e exigente. Desejava o melhor para os filhos e por isso, sempre estava disposto a dialogar, especialmente nos encontros da família aos domingos. O eletrotécnico Vitor Lorenzi, 39 anos, comenta que o pai não media esforços para ter certeza que todos estavam bem.

-Nos churrascos, ele fazia tudo sempre alegre. Perguntava sobre como estávamos. Ele só queria estar junto - argumenta ele. Relembrando que foi que o amor pelo Grêmio foi um dos ensinamentos passados por José aos filhos.

Para Rita Ioneida Colvero Lorenzi, 64 anos, ficam as lembranças de um homem forte e apaixonado.

-Ele sempre dizia que eu era tudo na vida dele. Era um apaixonado - comenta a esposa, emocionada.

José Lorenzi Neto morreu no dia 1º de junho de 2021, aos 70 anos, devido a uma infecção generalizada. O funcionário público foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Santa Rita de Cássia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região