Nascida em Santa Rosa em 27 de março de 1963, a gaúcha Maria da Graça Xuxa Meneghel cultivou uma carreira plural, trabalhando como modelo, atriz, cantora, empresária e apresentadora. Além de encantar o público brasileiro, Xuxa também expandiu a carreira para o âmbito internacional. Em comemoração aos seus 60 anos, relembre momentos marcantes da carreira da rainha que quebrou recordes, mas que também viveu momentos marcados por polêmicas e fofocas.
Reprodução: Facebook
Modelo desde os 16 anos
Xuxa nem sempre trabalhou na área do entretenimento infantil. Durante os anos 1980, ela já estampava capas de revista, como a Carinho e também a Playboy. Na época, foi contratada por uma das maiores agências do país, a Ford Models, o que alavancou a carreira da gaúcha e possibilitou que ela desfilasse pelas principais grifes do país, além de realizar trabalhos na Europa e nos Estados Unidos.
Xou da Xuxa
Em 1986, Xuxa começou a se dedicar a um novo projeto que mudaria para sempre a carreira que havia construído até então. Ela aceitou o desafio de apresentar um programa infantil na TV Globo, o famoso Xou da Xuxa, que foi exibido por quase sete anos de segunda a sábado durante as manhãs da emissora.
Uma das marcas registradas da apresentadora era a chegada triunfal na nave espacial. O visual colorido do programa era marcante, assim como as mensagens positivas que a gaúcha transmitia através de bordões e músicas.
Relacionamentos amorosos e maternidade
A vida pessoal de Xuxa sempre esteve nos holofotes. Um dos relacionamentos da Rainha dos Baixinhos foi com Pelé, o Rei do Futebol. O casal se conheceu em 1980, quando Xuxa tinha 17 e Pelé 41. Eles ficaram juntos por seis anos apesar de toda a polêmica que a relação envolvia. Outro romance de Xuxa que é relembrado até os dias de hoje foi com Ayrton Senna, piloto brasileiro da Fórmula 1.Foi com o ator Luciano Szafir que Xuxa teve a primeira a única filha, Sasha. Nascida em 28 de julho de 1998, Xuxa deu a luz quando tinha 35 anos. O nascimento foi manchete de jornais e capa de revistas. O Jornal Nacional exibiu uma reportagem, exclusiva, direto da maternidade.
Atualmente, Xuxa vive um relacionamento com mais de 10 anos de duração com o cantor Junno.
Xuxa Só Para Baixinhos
Inicialmente, a carreira musical da Xuxa foi lançada para agradar tanto crianças, quanto adolescentes, mas depois do nascimento de Sasha, a musicalidade da Rainha dos Baixinhos ganhou um novo foco: crianças entre 1 e 5 anos. Foi no projeto Xuxa Só Para Baixinhos (XSPB), que teve o primeiro volume lançado pela Som Livre em 5 de outubro de 2000, que surgiram grandes sucessos como “Cinco Patinhos” e “Teddy, o Polvo“. Todos os álbuns tinham versão visual, com videoclipes coloridos e letras educativas. Tanto o segundo, quanto o terceiro volume do XSPB chegaram a vencer o Grammy Latino na categoria “Álbum Infantil Latino do Ano”, respectivamente em 2002 e 2003.
Nova fase para o público adulto
Foto: divulgação
Em 2015, após 29 anos de TV Globo, Xuxa assinou com a RecordTV. Em agosto do mesmo ano, a gaúcha começou a comandar o programa inspirado no formato talk show. Em 2017, estreou o programa Dancing Brasil, uma versão brasileira de um programa estadunidense. Já em 2019, passou a comandar a competição musical The Four Brasil e o programa Geração Xuxa, um talk show voltado para crianças. No início de 2021 ela deixou a Record e desde então voltou a fazer participações pontuais na Globo e em 2023 vai estrear produções em três plataformas: Amazon Prime, Disney Plus e Globoplay.
Sucesso da Xuxa em números
Lançou 35 álbuns de estúdio e 23 de vídeo.
Vendeu mais de 50 milhões de cópias de discos — é recordista em vendas no mundo.
“Xou da Xuxa”, “Xegundo Xou da Xuxa”, “Xou da Xuxa 3” e “4º Xou da Xuxa” estão entre os álbuns mais vendidos na história do Brasil.
Foi indicada seis vezes ao Grammy; ganhou duas delas.
Apresentou 16 programas (TV Manchete, TV Globo e Record).
Nos anos 1990 apresentou programas no Brasil, Argentina, Espanha e EUA, atingindo 100 milhões de espectadores diariamente.
Atuou em 21 filmes.
No cinema, alcançou mais de 37 milhões de espectadores.
O filme “Lua de Cristal” vendeu 4,1 milhões de ingressos — é um dos filmes brasileiros mais assistidos.
Em 1991 e em 1993 entrou na lista revista americana Forbes como uma das celebridades mais bem pagas do mundo no ano — foi a primeira latino-americana a entrar na lista.
Em 2019, seu patrimônio líquido foi estimado em US$ 160 milhões de dólares (aproximadamente R$ 670 milhões, na época).*Com informações do g1