Rede de vigilância comunitária é lançada no Bairro Camobi

Lenon de Paula

Rede de vigilância comunitária é lançada no Bairro Camobi
Fotos: Nathália Schneider

Na tarde desta segunda-feira (27), uma associação de empresários do Bairro Camobi lançou uma rede de vigilância comunitária junto aos moradores do bairro.

Trata-se do projeto Rede de Vizinhos Conectados, iniciativa promovida pela Associação Camobi Segura e lançada em reunião com moradores e autoridades da segurança pública. A proposta serve para expandir as áreas monitoradas por câmeras no bairro, concentrar todas as imagens em uma única plataforma integrada com a segurança pública, e possibilitar maior participação da vizinhança.

Fundada em 2015, a Associação Camobi Segura é composta em sua maioria por empresários, condomínios e profissionais liberais. O objetivo da entidade, que conta atualmente com 235 empresas associadas e três grupos de WhatsApp com cerca de 650 integrantes, é auxiliar e apoiar a segurança pública no Bairro Camobi. Neste contexto, mais de 60 câmeras já foram instaladas neste que é o maior bairro em extensão territorial da cidade. 

O agente federal aposentado e presidente da associação, Osmar de Moraes, 67 anos, conta que conheceu a ideia da Rede de Vizinhos em Santa Catarina, e que o projeto preenche uma lacuna da associação: a aproximação com os moradores do bairro.

– Nós tínhamos, dentro da Camobi Segura, uma crítica da comunidade por não aceitarmos pessoas físicas. Sentimos a necessidade de se aproximar mais da comunidade, então implementamos esse modelo de vigilância comunitária com base no que pude conhecer em Santa Catarina – explica Moraes.

A capitã Camila Wilke Prochnow, que recentemente assumiu o comando do esquadrão da Brigada Militar em Camobi, explica que assim que ela chegou na cidade ela foi apresentada à entidade.

– Foi muito interessante ver os associados, agora na presença de uma rede de vizinhos, no intuito de colaborar com a segurança pública do bairro e da cidade. Nós todos ganhamos com isso – afirma Camila.

A capitã observa a importância da atuação colaborativa dos moradores para os índices da segurança pública, e considera a rede como essencial para a segurança do bairro e para o combate aos pequenos delitos, como furtos e roubos:

– Nosso serviço existe com ou sem a colaboração da comunidade, mas Camobi se destaca por existir essa colaboração, esse envolvimento e preocupação dos moradores com a segurança pública, o que favorece o  serviço da Brigada Militar e também os resultados que a gente tem com as nossas ações de policiamento ostensivo.

Funcionamento

O presidente da associação conta que a Rede de Vizinhos Conectados funcionará a partir da atuação de duas empresas que se associaram à entidade. Estas empresas são responsáveis por receber as ocorrências comunicadas pelos integrantes da rede, filtrar e repassar para dentro da Camobi Segura.

– Elementos suspeitos, fatos como roubos ou os demais fatos relacionados à segurança pública, são os gestores, que vão fazer essa seleção de assuntos pra trazer pra dentro da Camobi Segura – afirma o presidente.

Pra fazer parte da Rede de Vizinhos Conectadas, é necessário ter uma ou duas empresas que representem para funcionar como gestor. Quem tiver interesse em saber mais pode entrar em contato pelo telefone (55) 9 9990 2402, ou pela página da Camobi Segura no Facebook ou Instagram.

Histórico

A associação atua em colaboração com a Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Municipal. Completando oito anos em atividade, os recursos levantados entre os associados já promoveram a instalação de 65 câmeras no Bairro Camobi, todas elas interligadas com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

– Nós investimos na segurança e nosso bairro é o mais seguro de Santa Maria. Nosso trabalho é com clareza, prestamos contas dos investimentos, e atualmente estamos investindo em substituir as nossas atuais câmeras por equipamentos com melhor resolução – explica Moraes

A entidade também já realizou doações de telefones e tablets para viaturas e pelotões, bem como reformas e revitalização de estruturas da Brigada Militar. Outra iniciativa da associação é uma colaboração junto ao Comando Rodoviário da Brigada Militar para o monitoramento da ERS-509, a Avenida Prefeito Evandro Behr, também conhecida como Faixa Nova de Camobi.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Xuxa completa 60 anos: relembre 5 momentos marcantes da carreira da eterna Rainha dos Baixinhos Anterior

Xuxa completa 60 anos: relembre 5 momentos marcantes da carreira da eterna Rainha dos Baixinhos

‘Xuxa, o documentário’, nova série documental da Globoplay vai estrear em 13 de julho Próximo

‘Xuxa, o documentário’, nova série documental da Globoplay vai estrear em 13 de julho

Geral