A partir desta sexta-feira, uma equipe técnica da Votorantim Metais, empresa integrante do Grupo Votorantim, passará um mês fazendo levantamento aéreo em busca de minérios na região rural de São Gabriel, próximo ao limite com Lavras do Sul.
Segundo técnicos da Votorantim, o "aerolevantamento" será realizado com sobrevoos de helicópteros a cerca de cem metros do solo, com um equipamento chamado magnetômetro. O instrumento é capaz de detectar a presença de minérios. A atividade obteve licença do Ministério da Defesa, da Agência Nacional de Aviação e da Agência Nacional de Mineração.
– É um trabalho inicial de prospecção, como parte do Programa de Pesquisa Mineral que a Votorantim vem desenvolvendo – informa a assessora de comunicação da Votorantim, Clarisse Silveira.
Confira o calendário das 9 expofeiras da região
O secretário de Desenvolvimento Rural de São Gabriel, Carlos Cléber Leal, ressaltou a importância da presença da minerada há muitos anos no município, gerando renda e empregos, e fez os contatos iniciais para estabelecimento de uma parceria futura, visando à aquisição futura de refugo de material para pavimentação das estradas municipais.
MINAS DO CAMAQUÃ
A Votorantim já desenvolve um projeto para a retomada da mineração na região de Minas do Camaquã, interior de Caçapava do Sul. A empresa pretende extrair zinco, chumbo e cobre. O projeto, que está em fase de licenciamento ambiental, deverá ser o primeiro no Brasil a não utilizar barragens para rejeitos ou água, o que evitará o descarte no ambiente.
Temporal derruba muro e assusta moradores de Caçapava do Sul
A empresa estima que exista um depósito de 29 milhões de toneladas de minério no solo de Minas do Camaquã, o que permitirá a exploração da área por 20 anos.