Ainda não há nada oficial, mas um especialista em aviação divulgou em seu canal no YouTube, chamado Viajando com Luiz, que os motivos da ruptura da VoePass com a Gol Linhas Aéreas seriam atrasos de pagamento, mas principalmente, a investida da companhia aérea Latam, que propôs um acordo com a VoePass.
Segundo ele e outro site especializado em aviação, a VoePass teria pedido autorização para fazer diversos voos a partir de Porto Alegre, inclusive para Santa Maria, em que o avião sairia da Capital às 12h30min e chegaria aqui às 13h30min, decolando de Santa Maria às 14h e chegando em Porto Alegre às 15h. De Santo Ângelo, outro avião da VoePass chegaria às 15h20min na Capital. Seriam voos para abastecer aviões da Latam, já que a venda de passagens seria unificada pelo site da própria Latam. Ou seja, chegando na Capital na metade da tarde, haveria opção de pegar aviões para várias cidades brasileiras e do Exterior.
A Voepass também teria pedido autorização para voos de Porto Alegre a Pelotas, Uruguaiana e Joinville (SC). Isso coincide com as cidades em que a companhia regional abriu seleção de empregos.
Oficialmente, a VoePass responde apenas que estuda voos para Santa Maria, mas que não há nada concreto. “Já sobre o recrutamento faz parte de prática da empresa para banco de dados.”
Se mudança ocorrer, pode ser positiva para Santa Maria
Se essa parceria entre Latam e VoePass realmente se concretizar, pode ser até uma vantagem para Santa Maria, pois a cidade teria dois voos para Porto Alegre, uma da VoePass e outro da Azul. E o horário dessa nova viagem é um pouco melhor por permitir mais conexões.
Porém, outra vantagem é que poderia incentivar a Gol a colocar mesmo um avião maior, a jato, fazendo um voo direto de Santa Maria a São Paulo, como já era cogitado. Seria uma forma de fazer frente à investida da Latam/VoePass e da Azul. Porém, isso tudo ainda é bem incerto, já que oficialmente, pouco é divulgado e muita coisa ainda pode mudar.