dia do veterinário

VÍDEO: veterinária conta sobre profissão que era sonho de infância

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

No dia 9 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia do Médico Veterinário. A data é celebrada desde 1933, quando o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que regulariza a atividade.

Em ano de pandemia, Chama Crioula é acesa em Santa Maria

A profissão, que é responsável por cuidar da saúde dos animais, faz parte do sonho de muitas crianças. Foi o que aconteceu com Camyla Silveira, 32 anos. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2013, a médica veterinária trabalha, atualmente, na Casa do Pet, no bairro Camobi.

- Acho que toda criança, em algum momento quer ser veterinária. Nunca consegui me imaginar fazendo outra coisa - recorda a veterinária.

A profissional trata a atividade como uma devoção e não apenas um trabalho. Segundo ela, suas motivações diárias são o carinho dos bichinhos e, claro, a melhora e a cura deles. Mas como toda profissão, o dia a dia traz desafios.

- Um grande desafio é lidar com pacientes que não podem falar o que estão sentindo ou mostrar onde sentem dor ou incômodo. Mas o principal mesmo é a desvalorização da profissão por algumas pessoas. Muita gente trata os animais como filhos, mas nem todas nos veem como médicos - diz Camyla. 

Outra reflexão considerada pela profissional é a medicação dos animais por parte de seus tutores, sem prescrição veterinária. Ela diz que o acesso à internet atrapalha: 

- Procurar a solução para a doença do seu animalzinho nos sites de busca é arriscado. Nem tudo que se lê na internet é verídico e nem sempre o que funciona para um animal, funcionará para o outro. Só um médico veterinário será capaz de diagnosticar e tratar os animais com segurança, pois estudaram para poder ler os sinais que eles emitem. 

Buraqueira em ruas faz crescer movimento nas borracharias da cidade

SONHO 
Camyla explica que esse é um dos motivos da profissão exigir tantos estudos e constantes atualizações. Quem escuta as dicas é a atendente de pet shop Mirian dos Santos Pereira, 19 anos, que assim como a Camyla, deseja ser veterinária desde criança. Mirian vai encerrar o ensino médio e batalhar pela vaga na faculdade. 

- Sempre quis trabalhar nessa área. Guardo até hoje um caderninho onde escrevi sobre esse sonho quando era criança. Acredito que toda veterinária sonha em fazer a diferença no mundo e eu espero poder ajudar muitos animais com os conhecimentos que vou adquirir - diz. 

5 OCASIÕES PARA PROCURAR UM VETERINÁRIO

  • Vômito - pode ser uma simples gastroenterite até um problema renal grave
  • Coceira - problemas de pele não podem ser subestimados, pois dependendo da gravidade, podem causar tanto desconforto a ponto do animal dormir mal e não se alimentar normalmente
  • Pulgas e carrapatos - podem transmitir verminoses e ser agentes causadores de anemia, que podem até levar o animal a óbito
  • Diarreia - pode ser desde uma simples gastroenterite, até uma doença viral, que pode causar a morte do animal
  • Apatia, desânimo ou tristeza - não subestime esses sintomas, pois podem ser sinal de doenças graves

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 2,5 milhões nesta quarta-feira

Próximo

Santa Maria terá o primeiro rodeio após seis meses de suspensão de atividades

Geral