festejos farroupilhas

Em ano de pandemia, Chama Crioula é acesa em Santa Maria

Ato teve participação restrita à diretoria da 13ª Região Tradicionalista e foi transmitido pela internet

18.303
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A cerimônia que marca o início dos Festejos Farroupilhas, a geração da Chama Crioula foi realizada na tarde desta segunda-feira, na sede da 13ª Região Tradicionalista (RT), na Avenida Itaimbé, no centro de Santa Maria. Ao contrário de outros anos, quando grupos de cavalarianos de entidades regionais marcavam presença, o ato simbólico foi restrito a integrantes da diretoria da 13ª RT.  

Em Santa Maria, governador tratará da reforma tributária

Este ano, a cerimônia seria na capela de Cerro da Ermida, em São Pedro do Sul, construída em 1686, local que remete à história do início dos Sete Povos das Missões. Sem aprovação do comitê municipal para o evento, a geração da chama acabou sendo realizada em Santa Maria. O 1ª Peão Farroupilha da 13ª RT, Jhonatan Antônio Cassol, a 1ª Prenda da 13ª RT, Juliane Cardoso Rigão, e Lucas Pilla, representante da homenageada local, Vanessa Pilla Nascimento, geraram a chama. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Instagram da 13ª RT.

- É diferente o número de pessoas, mas a sensação é de orgulho, de manter acesa a tradição da chama, que independente de uma, duas ou mil pessoas, a gente tem o mesmo pensamento e leva a mesma chama acesa das nossas tradições - reflete o coordenador da 13ª RT Paulo Roberto Simon.

Central do Brasil e mais 36 opções para curtir a terça-feira

De acordo com Simon, a partir de agora, as entidades poderão agendar a retirada da centelha da chama na sede da instituição até o dia 13 de setembro, início da Semana Farroupilha. A retirada teve a autorização do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 e da Inspetoria Veterinária do Estado, com uma série de regras com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Foto: Divulgação (13ª RT)
Na foto (esq.p/ dir.) o representante da homenageada local Lucas Pilla, o capataz campeiro da 13ª RT Paulo Osmar, o coordenador da 13ª RT Paulo Simon, a 1ª Prenda da 13ª RT Juliane Cardoso Rigão e o 1º Peão da 13ª RT Jhonatan Antônio Cassol

OS CTGs, piquetes, departamentos tradicionalistas, entre outros, que quiserem buscar a centelha a cavalo, poderão levar até no máximo 15 cavalos e apresentar os exames dos animais a um veterinário que fará a fiscalização. Só um cavalo poderá entrar no pátio da sede. A diretoria também aconselhou o limite de no máximo cinco pessoas, das quais apenas uma recolherá a chama, além do uso de máscara e álcool em gel. Cada entidade terá cerca de uma hora para o rito, para evitar aglomeração.

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em outubro

PROGRAMAÇÃO
A 13ª Região Tradicionalista conta, atualmente, com 80 entidades filiadas, 39 delas só em Santa Maria. A maioria das entidades do município já agendou a retirada da chama. As agremiações também têm até esta terça-feira para encaminhar a proposta da programação para a Semana Farroupilha ao Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. Conforme o coordenador da 13ª RT, ainda não há confirmação de quantas enviaram a programação e nem quantas tiveram seus pedidos aprovados.

Segundo Simon, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, as entidades estão mobilizadas para a realização de eventos virtuais ou almoços e jantares com retirada nos locais, tudo para manter as tradições vivas:

- As entidades estão envolvidas, mas estão preocupadas com os cuidados para evitar a propagação do vírus. O departamento cultural, de prendas e artístico da região estão trabalhando com as entidades para promover eventos pela internet, como concurso de trova individual e circuito artístico individual nos próximos dias. O mais importante é a gente se cuidar para o ano que vem estar todo mundo aí junto, tocando o nosso movimento - destaca o coordenador.

Convenções partidárias se intensificam nesta semana

FESTEJOS FARROUPILHAS 2020

  • Tema - Gaúchos sem fronteiras
  • Patronesse - Alessandra Carvalho da Motta
  • Destaque Local - 50 anos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFas) da Brigada Militar
  • Homenageada Local - Vanessa Pilla Nascimento

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA FARROUPILHA DA 13ªRT

8 de setembro

  • A partir desta data, as entidades tradicionalistas poderão retirar a Chama Crioula, mediante agendamento prévio, respeitando as normas vigentes de prevenção e distanciamento social

De 13 a 20 de setembro

  • Cada entidade tradicionalista ficará responsável por sua programação

13 de setembro

  • 2º Rodeio Farroupilha da Estância do Minuano. Evento não terá público

20 de setembro

  • Encerramento dos Festejos Farroupilhas e Extinção da Chama Crioula. A solenidade será restrita, respeitando os protocolos da prefeitura


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190