revitalização

VÍDEO: obra no Parque Itaimbé está parada há 50 dias e sem previsão para retorno

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)/

A obra de revitalização do Parque Itaimbé, iniciada em maio, está paralisada há 50 dias. As calçadas no entorno do parque já foram retiradas e começaram a ser refeitas. Conforme a prefeitura, foi encontrada uma inconsistência pela equipe de fiscalização do Executivo, e a empresa responsável já foi notificada. Com a reforma parada, frequentadores precisam conviver com entulhos e as pedras das calçadas antigas amontoadas no entorno do local.


A troca das calçadas já atingiu a área entre o viaduto da Rua Silva Jardim, até a altura do Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggeti, o Bombril. Em alguns trechos, a nova estrutura já sofreu alguns danos com marcas de pegadas de pessoas e de animais. Até mesmo um rastro de bicicleta, feito no cimento recém colocado, também é visto. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

A empresária Edna Maria Scheffer, 61 anos, caminha no parque há mais de 20 anos. Ela trabalha perto do local e já aproveita para praticar exercícios no trajeto. A empresária aguarda com bastante expectativa a reforma completa, mas encontra dificuldades de percorrer o caminho com a obra parada.

Agergs aprova tarifa de R$ 3,70 para pedágios da RSC-287

- Começaram as obras, ficamos todos felizes, mas logo parou. Fizeram a concretagem das calçadas, mas não taparam nada, e o pessoal logo depois já ficou pisando. Está bem difícil caminhar em alguns trechos, com a calçada irregular e cheio de entulhos da reforma - afirma. 

Uma moradora que vive em um dos apartamentos bem em frente ao parque conta que não vê a obra tendo continuidade há mais de um mês. Há 50 anos ela mora no entorno da região do Itaimbé. 

- Era melhor que estivessem esperado para começar a obra então, para não deixar tudo pela metade. Além de estar feio, atrapalha a locomoção do pessoal que se exercita aqui, que vem passear nos finais de semana. Eu sonho em ver esse parque bonito, mas já nem sei se acredito mais - desabafa a moradora, de 74 anos, que prefere não ser identificada. 

O QUE DIZ A PREFEITURA
Conforme a Secretaria Extraordiária de Comunicação da prefeitura, a obra está paralisada por causa de inconsistências verificadas pela equipe da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. "Diante das inconsistências apuradas pela fiscalização da prefeitura, a empresa foi notificada e precisa documentar todas as providências cabíveis e necessárias ao restabelecimento da obra, descrevendo pormenorizadamente todas as medidas e procedimentos que pretende empreender aos serviços no sentido de recuperar o trabalho" disse o Executivo, em nota enviada ao Diário. A prefeitura, no entanto, não detalha quais seriam essas inconsistências.

UFSM terá delegação de 47 pessoas nos Jogos Universitários Brasileiros em outubro

Até agora, apenas foram realizados os serviços de retirada e transporte das placas de concreto. A previsão inicial era de que a revitalização do parque fosse concluída até 3 de setembro, Com o atraso, de acordo com o Executivo, o cronograma terá de ser reajustado. No entanto, uma nova previsão ainda não foi dada. "O município pretende solucionar a situação da melhor forma possível sem prejuízo para o erário e para os contribuintes" reiterou a assessoria. 

O Diário tentou, mas não conseguiu contato com a empresa vencedora da licitação. 

OBRA
A reforma prevê drenagem pluvial para amenizar alagamentos e impedir que causem danos, pavimentação, construção de rampas de acessibilidade, construção de canteiros, intervenções nas calçadas e iluminação pública. Além disso, é planejado o conserto de uma quadra poliesportiva e a pista. O custo da obra, de R$ 464.970,35, tem participação dos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Cidadania. As pastas federais liberaram o recurso no final do mês de dezembro de 2020. A obra iniciou em 20 de maio deste ano. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Rosana Zucolo e Rony Cavalli Anterior

PLURAL: os textos de Rosana Zucolo e Rony Cavalli

Cruz Alta promove oficinas gratuitas de capacitação para mercado de trabalho Próximo

Cruz Alta promove oficinas gratuitas de capacitação para mercado de trabalho

Geral