fala, povo!

VÍDEO: o que os santa-marienses esperam do prefeito nos próximos quatro anos

18.398

Ao final da apuração dos 140.266 votos de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) soube que segue como prefeito por mais quatro anos. Com isso, o prefeito deve projetar o próximo mandato com base no que apresentou durante a campanha e o projeto de governo. E tanto os 71 mil eleitores de Pozzobom no segundo turno, quanto os 53 mil eleitores de Cechin, e até os 64 mil que se abstiveram, têm expectativas para o próximo mandato. A principal demanda é na área da saúde. A pandemia preocupa os santa-marienses, mas também foram mencionadas as condições dos postos de saúde dos bairros.


VÍDEO: 'No meu gabinete, ele não vai entrar', diz Pozzobom sobre relação com Cechin

A infraestrutura também foi citada, com uma leve "corneta". Os entrevistados pedem por melhorias no Centro e nas ruas. E a cobrança é que isso não seja feito apenas no final dos quatro anos.

A educação foi o terceiro assunto mais mencionado. Porém, as expectativas para a área não foram delimitadas pelos entrevistados. Quando eles eram perguntados especificadamente qual melhorias querem para a educação, também não foram apresentadas propostas.

Ao se reeleger, Pozzobom mantém tradição das últimas duas décadas em Santa Maria

O PLANO
No projeto de governo da coligação Em Frente, Santa Maria, a saúde é o primeiro tema, assim como nas entrevistas. Sobre as unidades de pronto-atendimento, o plano prevê transformar o Pronto-Atendimento Municipal, no Bairro Patronato, em Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). E a UPA 24h, em UPA Regional. O projeto também fala em melhorias na marcação de consultas da rede básica por meio de um sistema de rede interligado.

Com 90% das regiões em bandeira vermelha, Estado divulga medidas emergencias

A infraestrutura é o quinto de cinco pontos do plano. O projeto fala em pavimentar ruas conforme um plano já iniciado. Também há a previsão de troca e ampliação da iluminação e revitalização de espaços públicos. Entretanto, com exceção de ruas já reformadas, nenhum local é citado.

Já sobre educação, o plano fala em expansão e melhoria na estrutura das escolas municipais e melhorar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também são mencionadas a informatização das escolas (com recursos do BNDES) e contratação de professores. Além disso, na educação especial, o projeto fala da criação de um Centro de Referência do Autismo.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Direto da Redação completa 1 ano aliando notícias e interação Anterior

Direto da Redação completa 1 ano aliando notícias e interação

Próximo

Nova nuvem de gafanhotos é identificada perto do RS

Geral