Última chance

VÍDEO: mais de 1,7 mil cartões do Auxílio Inclusivo ainda não foram retirados em Santa Maria

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Em tempos de pandemia, muitos enfrentaram mais do que a doença. Nos últimos meses, a fome e a incerteza se fizeram cada vez mais presentes no dia a dia de famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza em Santa Maria. Com o anúncio do Auxílio Inclusivo Municipal, uma oportunidade surge quase como um presente de Natal para quem simplesmente almeja terminar o ano com comida no prato.

Campanha 'Imposto Solidário' termina no próximo dia 30 de dezembro

Mais de 8 mil famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, com renda de até R$ 178 per capita foram contempladas em Santa Maria. Até às 10h de quarta-feira, 6.385 pessoas já retiraram o cartão do beneficio, utilizando as duas parcelas, distribuídas nos meses de novembro e dezembro deste ano, para comprar itens de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha em mais 60 estabelecimentos do município. Além do valor para compra, o Auxílio Inclusivo Municipal prevê a entrega de 16 vales-transportes por titular, garantindo o deslocamento das famílias até os pontos.

No entanto, 1.726 titulares ainda não retiraram cartões do Auxílio Inclusivo Municipal. Até terça-feira, a dona de casa Viviane Siberino Pinto, 37 anos, que mora no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, era uma dessas pessoas. À equipe do Diário, ela informou que não soube das primeiras entregas. Após ser avisada por uma amiga na terça-feira, ela compareceu a ação realizada na Igreja Batista Nacional (IBN) Maringá no mesmo dia. Segundo Viviane, a oportunidade descrita como 'um presentão de Natal' chegou em um momento importante. Com o cartão em mãos, ela faz planos para o futuro:credenciados. 

- Pretendo comprar comida, porque já estava ficando sem - comenta.

Confiante de que o valor fará a diferença, Viviane argumenta que espera que mais pessoas corram atrás da oportunidade. Ela faz um apelo:

- Vão buscar, porque vale a pena. São 400 reais e mais vale-transporte.

OPORTUNIDADE

No final de outubro, um cronograma com ações em cerca de 15 localidades de Santa Maria, além de distritos, foi divulgado com previsão de realização em novembro. As entregas, que ocorreram de 19 a 30 de novembro, nos turnos manhã e tarde, foram realizadas em cinco regiões do município, passando por bairros como Camobi, Itararé e Dores, Centro, Tancredo Neves, Salgado Filho, Juscelino Kubitschek, Urlândia, Nova Santa Maria, Maringá, Lídia, Km3, São José, Caturrita e Passo das Tropas. 


BAIRROS

A Secretaria de Desenvolvimento Social busca visualizar os números de cartões não-retirados também por localidades. A observação destes dados permite que ações diretas sejam realizadas nos bairros mais urgentes. Confira os dados:

  • Camobi - 259
  • Itararé e Dores - 209
  • Centro - 191
  • Tancredo Neves - 201
  • Salgado Filho - 187
  • Juscelino Kubitschek - 152
  • Urlândia - 137
  • Nova Santa Marta - 104
  • Maringá - 39
  • Lídia - 64
  • Km3 - 59
  • São José - 61
  • Caturrita - 42
  • Passo das Tropas - 21

*atualizado até 10h de quarta-feira 

Novo viaduto da Travessia Urbana será liberado nesta quinta-feira

ESFORÇOS

Para o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, apesar do quantitativo expressivo, o número se encontra dentro do esperado:

- O público com que nós trabalhamos é bastante vulnerável, que tem dificuldade de acesso até de informação. Então, agora, estamos fazendo uma busca ativa com esses nomes, fazendo alguns recortes e tentando entrar em contato com essas pessoas via telefone. Também buscamos ajuda dentro das comunidades com os profissionais da saúde, agentes de saúde e lideranças comunitárias. Estamos buscando essas informações até chegar a essas famílias, porque o nosso objetivo é de que todos os contemplados recebam o cartão.

O prazo para os cidadãos buscar o benefício vai até 30 de dezembro de 2021. O secretário explica que, após a data, a não retirada resultará na perda do auxílio.

- Passando desta data, quando vira o ano fiscal, a empresa precisa fazer a devolução deste recurso. Se não conseguirmos contatar com essas famílias, que estamos tentando de várias formas, elas vão acabar perdendo este benefício. Por isso estamos em uma força-tarefa agora de ligações da Secretaria para essas famílias, tentando de alguma forma encontrá-las - afirma Chaves. 

RETIRADA

Os beneficiados poderão retirar tanto o cartão do auxílio quanto os vale-transportes, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Rua General Neto, 504, no Bairro Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7284. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Restaurante Popular tem contrato emergencial até março de 2022

VÍDEO: presentes da campanha de Amigo Secreto do Diário são entregues a três entidades Próximo

VÍDEO: presentes da campanha de Amigo Secreto do Diário são entregues a três entidades

Geral