entraves

VÍDEO: fechada há 4 anos, Casa de Cultura sofre com a ação do tempo

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

Bem no Centro da cidade, os tapumes escondem o descaso com o prédio que abrigava a Casa de Cultura de Santa Maria. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município, o espaço está fechado há quatro anos e sofre pela ação do tempo. Durante esse período, já foi alvo de invasões, e a sua fachada - que mantém a configuração original do estilo Art Decó - é deteriorada dia após dia.

Aberturas já sem janelas e o desgaste da pintura são o retrato atual de um prédio que foi inaugurado na década de 1940 para ser o Palácio da Justiça e, ao longo do tempo, abrigou associações culturais e artísticas, assim como a Escola Municipal de Arte Eduardo Trevisan (Emaet).


Taxa de ocupação de leitos de UTI cai em Santa Maria e região

Em março deste ano, a prefeitura recebeu denúncias de invasão no local. À época, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer afirmou que cadeados foram colocados em todas as entradas para evitar novas invasões e que acionou a Guarda Municipal, que passou a fazer rondas mais frequentes na Praça Saldanha Marinho e redondezas.

Questionada pela reportagem sobre o futuro do prédio, a prefeitura afirma que, em 2013, começou a ser elaborado um projeto, em parceria com a Latu Sensu e a Cida Cultural, de revitalização e modernização do espaço. Segundo o Executivo, o projeto em questão tem a finalidade de ser inscrito nas leis de incentivo à cultura estadual e federal para, então, captar recursos necessários para a execução.

Grupo cria abaixo-assinado online sobre processo de cessão da Gare

Entretanto, quando o projeto estava pronto para ser inscrito, segundo a prefeitura, houve modificações na legislação e o reservatório de incêndio da Casa de Cultura que, no projeto original, ficava no térreo, deveria ser localizado na parte superior, tendo sido necessário refazer o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). Em função disso, é necessária a atualização dos projetos.

Segundo o Executivo, neste momento, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) estão trabalhando na atualização dos projetos, bem como "vendo as possibilidades e encaminhamentos possíveis." A última reunião em relação ao assunto aconteceu nesta semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sete estabelecimentos são notificados por descumprir regras de combate à Covid-19

Rede de fast food faz entrega de lanches no Husm Próximo

Rede de fast food faz entrega de lanches no Husm

Geral