VÍDEO: “Eu via ela, mas não conseguia tirar do barro”, conta morador que tentou resgatar uma das vítimas do deslizamento no Morro do Cechella

Thais Immig

Moradores do Morro do Cechella relatam te vivido cenas de filme de terror. Na tarde da quarta-feira (1º), um deslizamento de terra no local deixou duas vítimas e centenas de pessoas desalojadas. Em poucos segundos, o barro tomou conta da Rua Canários, no Bairro Itararé. O que sobrou foi a destruição de casas, a preocupação e a solidariedade de quem tentou salvar pessoas que ficaram ilhadas. O pedreiro Cirineu dos Santos Silva, 38 anos, tentou resgatar Emily da Rocha, 17 anos, uma das vítimas do deslizamento. Ela e a mãe Liane Ulguin da Rocha, 45, perderam a vida. 

– Teve um vizinho que ouviu a voz dela, bem baixinho. Aí, fomos ajudar. A gente via ela, mas não conseguia tirar do barro. Algumas pessoas até fizeram uma barricada humana para desviar a água dela e evitar o afogamento. Mas, infelizmente, a gente não conseguiu. Essa foi a parte mais difícil de tudo isso – detalha o morador.

Fotos: Mateus Ferreira


AO VIVO: confira a situação da chuva e os estragos causados em Santa Maria e região


Cirineu teve a casa totalmente invadida pelo barro. Ele, a esposa e os filhos estavam em casa quando o deslizamento aconteceu:

– A gente saiu e viu tudo aqui indo em direção a nossa casa. Só deu tempo de entrar, pegar as crianças e sair. Foi horrível, uma cena de filme. Quando vimos, estava desmoronando tudo. Vinha a árvore, vinha tudo.

Cirineu conta que após deixar a família em segurança tentou ajudar quem foi atingido pelo deslizamento. Ele e os vizinhos conseguiram tirar um menino que estava com a perna atolada no barro e com móveis em cima do corpo. Nesta quinta-feira (2), Cirineu e outros moradores fizeram um trilho de pallets em cima do barro para recuperar o que ainda resta das casas que foram atingidas pelo deslizamento. 

Nesta quinta-feira, moradores tentavam resgatar o que ainda sobrou das casas atingidas pelo deslizamento.


*Colaborou Mateus Ferreira


Veja o vídeo: 

Leia também: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criança de dois anos é transferida de helicóptero para Santa Maria Anterior

Criança de dois anos é transferida de helicóptero para Santa Maria

Prefeito de Agudo pede ajuda emergencial para 600 ilhados: “Precisamos saber se eles estão bem” Próximo

Prefeito de Agudo pede ajuda emergencial para 600 ilhados: “Precisamos saber se eles estão bem”

Geral