
Um helicóptero da Base Aérea de Santa Maria auxiliou o resgate de moradores que estavam ilhados na localidade de Porto Alves, em Agudo. Na tarde desta quarta-feira (1º), as 36 pessoas resgatadas foram encaminhadas para casa de familiares e ao Ginásio Municipal que recebe quem precisou sair de suas casas devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas no município e em toda a região central.
O Secretário de Obras de Agudo, Ederson Lipke, afirmou que a localidade de Porto Alves era um dos pontos que preocupava devido à falta de acesso e comunicação. Alguns moradores foram resgatados, de barco, pela Defesa Civil e bombeiros voluntários. Mas devido a dificuldade de acesso, o resgate em outros pontos da localidade, que fica a 25 quilômetros do centro da cidade, só puderam ser feitos com aeronaves e auxílio da Base Aérea de Santa Maria. A região também está sem energia elétrica e internet, o que impedia a comunicação com os moradores.
Situação do município
Em outros pontos da cidade, pontilhões foram levados pela força da água e pontes de concreto tiveram a estrutura comprometida. Os moradores que ficaram desabrigados estão sendo encaminhados ao Ginásio Municipal, onde uma força tarefa é realizada para receber e acomodar os atingidos. Segundo a Secretaria de Assistência Social, Raquel Melo, aproximadamente 20 pessoas foram abrigadas. Além de moradores, aqueles que não conseguiram seguir viagem devido à situação das rodovias, como caminhoneiros, também estão no local. Nesse momento, a secretaria precisa de doações, principalmente de produtos de higiene e roupas, que podem ser levadas diretamente ao Ginásio Municipal.
Leia também:
- Ministro Paulo Pimenta confirma vinda do presidente Lula a Santa Maria nesta quinta-feira
- Distribuidora de combustíveis pede que pessoas fiquem em casa e não corram para postos em Santa Maria e região
- Rio Ibicuí sobe e sistema de captação de água precisa ser desligado em Santa Maria: DNOS segue fornecendo água
- Vítimas das enchentes na região serão veladas nesta quinta-feira