no bairro boi morto

VÍDEO: escola do Exército poderá atrair mais 2 mil militares para Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Estrutura pode ser construída perto do Centro de Instrução de Blindados para abrigar 2 mil alunos

O Comando Militar do Sul (CMS) divulgou mais detalhes do projeto da nova escola de formação de sargentos de carreira do Exército Brasileiro (EB). Conforme antecipado pelo Diário ainda na terça-feira, Santa Maria é uma das cidades brasileiras que podem receber a estrutura.

De acordo com o coronel Jorge Oliveira Maia Filho, chefe do setor de comunicação do CMS, a ideia do Exército é centralizar a formação dos militares em um só local para racionalizar recursos financeiros e humanos e aprimorar o ensino. Se vier para o Coração do Rio Grande, a escola ficaria em uma área que já pertence ao Exército, na região do Bairro Boi Morto, onde está o Centro de Instrução de Blindados (CIBld), o Centro de Adestramento (CA-Sul) e o 1º Regimento de Carros de Combate (RCC), entre outros. Novos prédios seriam construídos para atender cerca de 2 mil alunos em regime de internato e o setor administrativo.

Encabeçado pelo Estado-Maior do Exército, o projeto não cria novas vagas de emprego. Segundo o coronel Maia Filho, a intenção é remanejar o efetivo que trabalha nas outras 16 organizações militares (OMs) onde, atualmente, ocorre a formação dos sargentos.

Quem sair sem máscara em Santa Maria pode ser multado em até R$ 568

DISPUTA
Santa Maria está no páreo com outras cidades brasileiras. No Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) manifestou, ainda em junho, durante uma conversa com o comandante do CSM, o general Valério Stumpf, a vontade de ter a escola naquele Estado. Conforme informações divulgadas no site do governo, o EB avaliaria um terreno entre Curitiba e Ponta Grossa para receber a construção. De acordo com Maia Filho, o governo chegou a propor a possibilidade de ceder um terreno público para a iniciativa.

O primeiro local visitado pela comitiva responsável foi Três Corações, em Minas Gerais, onde está situada a Escola de Sargentos das Armas (ESA), principal referência na formação de sargentos. A estrutura que a cidade conta no momento não é capaz de absorver toda a demanda e teria de ser ampliada.

Entre as características necessárias para a escolha do município, está a necessidade de possuir um campo de instrução para a realização das atividades práticas de instrução militar. Santa Maria tem o Campo de Instrução (Cism), na região do Bairro Morto. Além disso, de acordo com Maia Filho, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e outras estruturas militares, como o Centro de Adestramento, também são atrativos da Região Central na disputa.

A 3ª Divisão de Exército (3ª DE) tem uma reunião com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na próxima semana para discutir a ampliação da infraestrutura de abastecimento de água para o Bairro Boi Morto. O superintende da empresa, José Epstein, diz que a demanda já é antiga. A construção dos prédios para a escola também deve estar na pauta do encontro.

Para Epstein, os investimentos naquela região estão encaminhados e não são difíceis de serem executados. A principal questão a ser discutida com a 3ª DE são os prazos do plano de expansão. 

'Ninguém vai ser obrigado a colocar seus filhos nas escolas', afirmou governador

PREFEITURA, CACISM E ESTADO PROMETEM APOIO PARA TRAZER INVESTIMENTO
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) garante que colocou a prefeitura à disposição da 3ª DE para capacitar ainda mais Santa Maria para a vinda da escola de formação de sargentos. 

- São de 200 a 300 professores, no mínimo. São pessoas que vão comprar e alugar apartamentos e consumir na cidade. Vamos buscar a viabilização da rede de energia, se for necessário. Qual município do Brasil não gostaria de ter uma escola com essa qualidade? - anima-se o prefeito.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, garante que a entidade também está à disposição do poder público para ajudar da melhor forma possível.

Segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi contatado por Pozzobom e já acionou a secretária de Relações Federativas e Internacionais, a ex-senadora Ana Amélia Lemos, que atua em Brasília. Ele buscará saber qual a melhor forma de o governo auxiliar na luta para trazer a escola para Santa Maria.

A visita da comitiva que coordena o projeto e irá avaliar as condições de Santa Maria está programada para ocorrer nos dias 15 e 16 de setembro. 

O QUE É O PROJETO

  • O Exército Brasileiro pretende montar uma nova escola formadora de sargentos de todas as modalidades 
  • A intenção é centralizar em um só local a estrutura que, hoje, está distribuída em 16 OMs do Brasil
  • O projeto está na primeira etapa, a de escolha da cidade sede
  • A escola tem as seguintes premissas: manutenção do espírito guerreiro, combatente, dos profissionais dar armas, formação centralizada e capacidade de conduzir, nas melhores condições, a graduação acadêmica de tecnólogo
  • Somados efetivo e familiares, o público movimentado pela escola deve girar em torno de 6 mil pessoas

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Folha de julho dos servidores gaúchos é quitada nesta sexta Anterior

Folha de julho dos servidores gaúchos é quitada nesta sexta

Duas ruas do Centro terão bloqueios nesta sexta-feira Próximo

Duas ruas do Centro terão bloqueios nesta sexta-feira

Geral