Santa Maria

VÍDEO: em um ano, 90 mil motoristas foram flagrados cruzando sinal vermelho

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Flagrantes de desrespeito ao sinal vermelho são comuns pela cidade

Quase 90 mil motoristas foram flagrados avançando o sinal vermelho em Santa Maria no ano de 2020. O dado foi obtido pela Secretaria de Mobilidade Urbana a partir do monitoramento em sete semáforos com o auxílio de controladores de tráfego e velocidade, que estão instalados em 10 pontos da cidade. A ideia é, a partir deste mês, utilizar os equipamentos, que, até então, tinham apenas caráter de monitoramento, para multar infratores no trânsito.


- Baseado neste estudo, vamos reconfigurar alguns controladores e colocar em funcionamento. Provavelmente, logo em seguida, estarão em funcionamento pleno. Não tem como ser diferente. Eu tenho 90 mil passagens em sinal fechado. A gente não tem pessoas, material humano suficiente para fazer esse enfrentamento. Então, terá que ser por meio de tecnologia - afirma o secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi.

CONTROLADORES DE VELOCIDADE

Os controladores de tráfego e velocidade começaram a ser instalados em Santa Maria em 2019. Inicialmente, a prefeitura havia prometido que os equipamentos não multariam motoristas. Os controladores são capazes de identificar placas de veículos, se o veículo transita em uma velocidade incompatível com a via e desobediência à sinalização viária, como semáforos.

VÍDEO: Em quatro meses, autuações de trânsito em Santa Maria aumentam 125%

Durante todo 2020, os controladores foram usados com função de monitoramento. Eles geraram dados que serão utilizados pela prefeitura para elaborar políticas e ações de prevenção de acidentes. Os dados basearam a criação do Comitê Intersetorial Projeto Vida no Trânsito, que é presidido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e reúne órgãos e instituições como a Câmara de Vereadores, unidades hospitalares e forças de segurança. É o comitê, anunciado na última segunda-feira, que irá elaborar ações relacionadas ao trânsito em Santa Maria.

Mais informações sobre o começo das autuações com controladores de velocidade serão divulgadas nas próximas semanas pela prefeitura. Ainda não há data definida para início do serviço.

INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

Ao todo, em 2020, os equipamentos registraram 97.727 infrações, excluídos casos de alta velocidade. Esse número representa 1% dos carros que transitaram pelos sete cruzamentos monitorados. Destes, 8.510 são de parada em faixa de segurança e os demais, 89.217, de passagem em sinal fechado, o que representa uma média diária de 244 infrações por dia. Ou seja, a cada hora, cerca de 10 carros são flagrados ao passar por um sinal vermelho em Santa Maria. Trata-se de uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47. Caso todos os motoristas flagrados fossem multados, o valor arrecadado seria superior a R$ 26 milhões.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Em 10 minutos, cinco carros passaram o sinal vermelho na esquina da Presidente Vargas com a Visconde de Pelotas

Entretanto, nas ruas, o número de infrações é muito maior. A reportagem acompanhou a movimentação, por 10 minutos, em dois cruzamentos com semáforos que não possuem controladores. No cruzamento da Avenida Presidente Vargas e da Rua Visconde de Pelotas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, cinco carros cruzaram o sinal vermelho no sentido Centro-bairro. As infrações acontecem segundos após o fechamento do sinal. São motoristas que transitam pela Presidente Vargas e, ao notarem o sinal amarelo, preferem acelerar e cruzar o semáforo já com sinal vermelho. A observação foi entre 9h30min e 9h40min desta terça-feira.

Para reduzir número de vítimas no trânsito, prefeitura lança campanha 'Volte para casa'

As infrações foram ainda mais comuns no semáforo da Rua Euclides da Cunha, nos cruzamentos com as ruas Professor Fontoura Ilha e Coronel Aníbal Barão Garcia, entre os bairros Dores e Presidente João Goulart. Entre 10h e 10h10min, oito carros cruzaram o sinal vermelho no sentido bairro-Centro. Outros problemas, como faixas de pedestre apagadas e buracos na via, também atrapalham quem transita pela região.

- O trânsito aqui é intenso. Uma via bem útil para a cidade. Dá para observar que a sinalização é bem precária, e isso coloca em risco os pedestres e quem está nos veículos. Pode acontecer um acidente a qualquer momento. Até porque o semáforo que sai do bairro é curto. Passam dois carros, e ele fecha. Então, acaba que alguns carros passam no vermelho - relata José Farias, de 46 anos, que trabalha em ponto de táxi em frente ao semáforo.

ALTA VELOCIDADE

A análise de tráfego na área urbana de Santa Maria em 2020 aponta para a circulação de 38,5 milhões de veículos em cinco eixos viários urbanos monitorados pela prefeitura, o que representa uma média diária de 21.396. O eixo mais movimentado é o sul, que tem o monitoramento na Avenida Hélvio Basso. Por ali, passam 1.250 veículos por hora e um total de 10,8 milhões ao ano. 

Em cada 10 acidentes, 6 deixam motociclistas ou carona feridos em Santa Maria

O levantamento também aponta para dados preocupantes relacionados à alta velocidade. Em todo o ano, mais de 30 mil veículos foram flagrados transitando acima de 80 km/h nos pontos de monitoramento, todos na zona urbana. Destes, 50 transitavam acima de 140km/h, quase o quádruplo dos 40km/h comumente permitidos em vias urbanas. 

- Por incrível que pareça, flagramos um veículo a mais de 140 km/h na Avenida Dores com a General Neto às 16h - relata Ponsi.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mercados abrem no turno da manhã no feriado desta quinta-feira Anterior

Mercados abrem no turno da manhã no feriado desta quinta-feira

Próximo

Bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre é anunciado como novo arcebispo de Santa Maria

Geral