Parque Itaimbé

Vídeo: cratera na pista de caminhada do Parque Itaimbé está cada vez maior

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Especial)
Condição do local dificulta passagem, e afasta frequentadores do parque

Quem passa na pista de caminhada do Parque Itaimbé, logo abaixo do viaduto da Rua Pinheiro Machado, depara-se com vários desnivelamentos. Uma cratera tem dificultado a travessia de pedestres em geral. Além disso, carrinhos de bebê e cadeiras de roda ficam impossibilitados de transitar. Sem resolver o problema, que já é antigo, foi colocada no local uma espécie de passarela de madeira para que os pedestres consigam continuar a caminhada. Entre as preocupações, está o risco de crianças e animais caírem no buraco.

Detran pede fiscalização intensa após novas regras no trânsito

Ricardo Ribeiro Xavier, 34 anos, mora nas proximidades do Parque e, diariamente, leva o cachorro para passear nas redondezas. Ele atenta para os perigos, principalmente para os idosos:

- Já faz mais de ano que está assim. Esperamos que o poder público resolva a situação. Até agora, só foi colocada aquela proteção e uma espécie de ponte, que traz diversos perigos. Crianças podem se desequilibrar ali.

Guilherme Moraes, 19, costuma visitar o parque com frequência. Ele também se sente incomodado ao passar pelo Itaimbé, devido à situação:

- O buraco impede que pessoas com deficiências físicas passem por ele. Um cadeirante precisaria fazer a volta para chegar ao outro lado. Debaixo do viaduto, há pouca iluminação. Isto já deveria ter sido solucionado.


LAZER
O Parque Itaimbé é uma das localidades de Santa Maria mais procuradas por quem faz caminhada ou corrida. Com grande quantidade de árvores e sombra, o local é frequentemente visitado por diversas famílias ao final das tardes. Por isso, o problema acaba se tornando ainda mais relevante, conforme Xavier.

Fiocruz vai entregar 5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na sexta

PREFEITURA
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, devido à complexidade da demanda, não é possível fazer o conserto com os servidores e maquinários da própria prefeitura. O Executivo trabalha na possibilidade de uma contratação de uma empresa terceirizada para solucionar o problema.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos/10/09/2020 (Diário)
Situação do buraco sete meses atrás

Procurada pela redação do Diário sobre o mesmo assunto em setembro de 2020, o Executivo informou que "o caso é complexo porque envolve um problema na rede pluvial e de esgoto" e, à época, investigava até onde o problema se estendia.

A prefeitura também informou que monitora permanentemente todos os aspectos do Parque Itaimbé que possam necessitar de conserto ou outras intervenções. Para tanto, o Executivo destaca o projeto "Arte Mural Parque Itaimbé", iniciado em dezembro de 2020. Por meio de edital, foram selecionados artistas do município para aplicar trabalhos na linguagem "Arte Mural/Grafite" em diversas áreas do local.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Motoclube promove ações de doações a pessoas em vulnerabilidade Anterior

Motoclube promove ações de doações a pessoas em vulnerabilidade

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú Próximo

PLURAL: os textos de Neila Baldi e Noemy Bastos Aramburú

Geral