bar histórico

VÍDEO: clientes e amigos se mobilizam para manter tradicional bar de Santa Maria em funcionamento

Leonardo Catto e Rodrigo Ricordi

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O Bar do Pompeo ocupa um quiosque do Parque Itaimbé, entre as ruas Silva Jardim e Venâncio Aires, desde 1986. Em 34 anos, o lugar pulsa a boemia em meio ao verde, com diferentes tribos culturais do Coração do Rio Grande. O santiaguense e proprietário, Luís Pedro Pompeo, 62 anos, é um exemplo de trabalhadores autônomos que foram enfraquecidos pela pandemia. Além disso, problemas de saúde antigos e um mês internado com Covid-19 dificultaram o trabalho de Pompeo, o que apertou ainda mais as contas. Clientes e amigos se mobilizam, agora, em uma vaquinha para que o bar siga em operação.


Prazo para entrar a declaração do Imposto de Renda termina nesta segunda

Até o último domingo, já havia sido arrecadado cerca de R$ 1,3 mil no site da campanha, com 21 doações. As contribuições de qualquer valor podem ser feitas via cartão de crédito, boleto bancário pelo site. Também é possível contribuir com Pix (veja abaixo).

COMO AJUDAR

  • Cartão de crédito, boleto e bancário - no site
  • Pix - Raquel Martins - 009.138.820-11
  • Contato para comprovante - (55) 99943-0390

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O movimento já era menor devido a pandemia, mas Pompeo tinha permissão para abrir com limite de horário. As restrições também não permitiam colocar mesas no entorno do bar e calçadas. Em dezembro, contudo, veio o primeiro mês fechado.

Depois de ser infectado pelo coronavírus, Pompeo ficou até 23 de dezembro internado no Hospital Regional. Recuperado, voltaria a abrir, mas um machucado no pé travou o trabalho. A recuperação é um desafio devido a diabetes. O diagnóstico que fez ele revezar idas ao Pronto-Atendimento Municipal e Unidade de Pronto-Atendimento 24h foi de osteomielite crônica em uma das pernas (inflamação óssea). Somente em março foi possível reabrir, mas já com déficit. Em meio à dificuldade, surge o reconhecimento de amigos e clientes, que deram início à rede de solidariedade. 

- Resolvi criar pela amizade mesmo! Eu tenho um carinho muito grande pelo Pompeo, pelo bar. E o Pompeo já passou por tanta coisa. Só no último ano, já teve duas vezes hospitalizado. E vejo ele super em desvantagem frente aos demais bares da cidade, porque ele não pode servir os clientes dele na rua em função de ser via pública. Acaba que as pessoas deixaram de frequentar porque o atrativo era estar ao ar livre. - diz Raquel Martins, criadora da vaquinha.

Semana será de geada e amanhecer mais frio do ano em Santa Maria

Pompeo foi contatado por Raquel e "deixou o orgulho" para aceitar o apoio. O lamento do proprietário é que os meses fechados foram justamente os que mais rendem movimento, com as temperaturas mais quentes. Ele ainda teve baixa no carro, que dificultou o deslocamento para os atendimentos médicos e, atualmente, o faz depender de transporte público ou táxis e aplicativos para sair do Bairro Perpétuo Socorro, onde vive, até o bar. Usar o ônibus é um empecilho com o pé ainda sem estar 100% recuperado.

- Tive que voltar a trabalhar com muita dificuldade devido ao meu problema no pé e pra completar fiquei sem carro. Quando a Raquel me falou da vaquinha, confesso que fiquei em dúvida. Mas depois de pensar e ver a situação deixei o orgulho de lado e aceitei até com muita emoção, afinal são 34 anos de bar. Mais pessoas vizinhas também estão me apoiando muito. Nestas horas que se vê quem é amigo de verdade - relata Pompeo. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A TV do bar, que já mostrou a dupla Gre-Nal ganhar títulos, também quebrou. Agora, para manter o futebol, Pompeo levou uma televisão de casa. Entretanto, com o apoio, quitar parte atrasada das contas de casa e garantir a mercadoria do bar são prioridades.

- Tenho compromisso com minha casa, no terceiro mês atrasado. E botar mercadoria no bar para poder trabalhar - conta.

Frequentador do bar há quase duas décadas, o colunista do Diário Atílio Alencar destaca a importância da ajuda neste momento. Segundo ele, a cidade perderia mais um espaço genuíno de convívio, onde as qualidades humanas valem mais que o pragmatismo dos empreendimentos modernos:

- O Bar do Pompeo é um patrimônio histórico e cultural de Santa Maria. Reúne gente das mais variadas categorias, de estudantes à velha guarda da boemia santa-mariense, num ambiente amigável, acessível e propício à boa conversa. É um lugar de preservação da memória, e que contribui para a sociabilidade saudável naquele trecho do Itaimbé.

A intenção é não fechar o bar, dotado de valor simbólico. Pompeo espera também que a pandemia possa ser controlada nos próximos meses para que, em outubro, quando o local vai completar 35 anos, dias melhores cheguem ao balcão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escola Menino Jesus entra na lista para receber escola cívico-militar

Prazo para declaração do Imposto de Renda termina nesta segunda-feira Próximo

Prazo para declaração do Imposto de Renda termina nesta segunda-feira

Geral