solidariedade

VÍDEO: café solidário alimenta e aquece moradores em situação de rua

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O lavador de carros Tiago Lemos, 39 anos, é uma das pessoas que foram alcançadas pela ação solidária realizada no último domingo, na Praça Saldanha Marinho. Junto a outras pessoas em situação de rua ele recebeu café da manhã e almoço, além de agasalhos que foram doados pela comunidade local:

- Ações como essa têm sido uma grande ajuda. Na terça-feira, a gente também recebe alimentos aqui na praça.

70% dos inscritos comparecem à prova de concurso da prefeitura

Santa Maria tem aplicação de 2ª dose da AstraZeneca para quem está com atraso nesta segunda-feira

Além de Tiago, outras pessoas em situação de rua e catadores de recicláveis receberam, no último domingo, café da manhã, roupas de inverno e almoço, na Praça Saldanha Marinho. As ações fizeram parte do Segundo Mutirão de Inverno de Santa Maria. Participaram, grupos Café Solidário, Divas da Alegria e membros da Igreja Batista de Camobi.

Em clima junino, foi servido pipoca, arroz de leite e café preto. Os presentes, ainda, receberam uma oficina sobre as regras dos albergues santa-marienses, como a Casa de Passagem.

Segundo o coordenador do Café Solidário, Reinaldo Santos, é importante avaliar a situação dos catadores:

- É importante a discussão sobre os catadores. Eles não podem dormir com as latinhas que arrecadam na casa de passagem porque lá não há espaço para materiais. Eles são trabalhadores e têm o direito de, mesmo fora de hora, serem recebidos na casa. Precisamos de políticas públicas de inclusão, não apenas assistencialismo.

AGASALHOS
Ainda na ação solidária, foram entregues casacos, calças e calçados. A doação foi feita por parte do "Divas da Alegria", de Porto Alegre, grupo voltado à recuperação da autoestima de mulheres de 58 a 93 anos.

Conforme a coordenadora do "Divas da Alegria", Marilice Carrer, 62, é fundamental que a sociedade em geral possa se unir para ajudar pessoas em situação de rua:

- É a primeira vez que viemos a Santa Maria. Trouxemos quase 700 agasalhos, que serão entregues ao longo da semana - conta Marilice. 

O metalúrgico Rodrigo Silva de Oliveira, 38 anos, e o militar Estivesson Nascimento, 40, da Igreja Batista, entregaram 70 marmitas para a população e compartilharam textos bíblicos:

- Estamos com entregas uma vez por mês, aos domingos. Nossa intenção é servir também em outros lugares. Queremos tirar estas pessoas da rua e encaminhá-las ao mercado de trabalho - comenta Rodrigo.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO + FOTOS: amor e responsabilidade marcaram feira de adoção deste domingo Anterior

VÍDEO + FOTOS: amor e responsabilidade marcaram feira de adoção deste domingo

VÍDEO: cerca de 70% dos inscritos comparecem à prova de concurso da prefeitura Próximo

VÍDEO: cerca de 70% dos inscritos comparecem à prova de concurso da prefeitura

Geral