depois de três anos

VÍDEO + FOTOS: balões voltam a colorir o céu de Santa Maria

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Fotos: Pedro Piegas (Diário)/

Depois de três anos sem ver o céu enfeitado de balões, os santa-marienses puderam contemplar, de novo, o colorido dos gigantes que tomaram conta de Santa Maria no fim de semana. 

De acordo com a organização do ChimaDay Especial de Natal, evento que existe há três anos e que, na edição deste ano, trouxe de volta a experiência à cidade, cerca de 40 mil pessoas circularam durante os dois dias de evento pelo Hotel Fazenda Pampas, em Camobi.

Parque da Medianeira recebeu última etapa do Campeonato Gaúcho de Canicross

- Entramos em contato com os balonistas, que acreditaram na ideia e, aí, fomos atrás dos patrocínios. Ano que vem, queremos fazer ainda maior e oferecer um espetáculo melhor para a cidade. Acreditamos que não precisa só depender do poder público para isso - comenta Abraão da Silva, um dos organizadores do ChimaDay.

Domingo teve comércio de portas abertas

Os voos panorâmicos ocorreram pela manhã e ao final da tarde. No sábado, o espetáculo Night Glow, com efeitos especiais de som e luz, trouxe o brilho dos balões durante a noite. No domingo, um dos balões foi colocado à mostra dentro do pátio do hotel, para que o público pudesse acompanhar de pertinho a magia dos gigantes que enfeitaram o céu.

Trânsito segue em uma pista entre Santa Maria e Itaara

Ao todo, sete balonistas participaram desta edição do evento, que reuniu pilotos do Paraná, de Torres, Venâncio Aires e de Santa Maria. Rodrigo Rocha da Silva, piloto santa-mariense, já havia participado de outras competições e eventos de balonismo, mas essa foi a primeira vez que ele colocou um balão no ar daqui:

- É o quarto evento que eu participo como piloto. São necessárias cinco pessoas para colocar um balão no ar. Esse retorno foi muito emocionante. Sempre sonhei em trazer o evento de volta para cá. Para mim, está sendo uma satisfação. Não deixamos o balonismo morrer.

A ideia, segundo a organização e os balonistas, é tentar trazer uma etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo para a cidade, com mais balões.

O primeiro Festival Internacional de Balonismo ocorreu em 20 de maio de 2009, e o último foi realizado em maio de 2016.

ACIDENTE 

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">Morador do Bairro Chácara das Flores, Roger Cardoso relatou que, no sábado à tarde, por volta das 17h30min, um dos balões teria feito um pouso de emergência devido a um rasgo na superfície do balão (foto ao lado). Segundo ele, graças ao profissionalismo da equipe, ocorreu um pouso seguro, sem vítimas.  

- Foi um susto, pois pegou em árvores e passou bem em cima das casas. Eu estava em casa, ouvi um barulho e achei até que fosse tiroteio, pois moro do Cerro Azul. Ouvi barulho de galhos. Olhei para cima e vi que tinha um balão pegando nas árvores. Fiquei muito assustado, pois estava prestes a pegar nas casas. Fui acompanhando para ver se iria ser preciso acionar o Corpo de Bombeiros. Mas eles conseguiram descer num campo seguro - contou Cardoso.

Conforme a organização do evento, o balão não caiu, pois "ele pousou de acordo com o previsto", pois "os pilotos são muito experientes". Todos os planos de voo são liberados pela Ala 4 (atual denominação da Base Aérea de Santa Maria).

- Temos um raio de voo. Fora disso, não existe pouso em outro local - explicou Abraão da Silva.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Por que a coleta de lixo seco ainda não deu certo em Santa Maria

Próximo

Parque da Medianeira recebeu última etapa do Campeonato Gaúcho de Canicross

Geral