Foto: Vinicius Becker (Diário)
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB) cumpriu agenda em Santa Maria. Na tarde desta quarta-feira (8) acompanhou a reforma do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, executada com recursos do governo estadual. Já a noite, realizou a palestra “Presente e Futuro do Rio Grande do Sul: ações do governo do Estado para Santa Maria e região”, que ocorreu no Auditório do Diário de Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
– A Região Central recebeu muitos recursos, na área de infraestrutura, educação, segurança pública e saúde. Tive a oportunidade de apresentar parte desses investimentos hoje. E eu vejo com muita animação o futuro do Estado. Claro, temos desafios. Mas vejo que o Rio Grande do Sul está melhor preparado para o futuro. A região de Santa Maria é uma das mais importantes do Estado e, certamente, tem condições, sim, de participar desse desenvolvimento, a partir da atração de investimentos e da geração de novos negócios – afirmou o vice-governador.
Entre os assuntos abordados por Gabriel Souza, durante a palestra, estava a questão dos investimentos em rodovias gaúchas e na recuperação de áreas destruídas durante as enchentes de 2024, além do apoio a produtores rurais. Apontou, também, as ações para atender demandas prioritárias das áreas de saúde, educação e segurança pública.
Vistoria no Instituto Olavo Bilac
Antes disso, o primeiro compromisso oficial do vice-governador do Rio Grande do Sul em Santa Maria foi acompanhar as obras no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, uma das escolas mais tradicionais do município, fundada em 1901. Ele esteve acompanhado pela secretária estadual de Obras Públicas, Izabel Matte.
As obras estão sendo realizadas com recursos do governo estadual e contam com um investimento de R$ 6,4 milhões. O projeto contempla a requalificação completa da estrutura da escola, que atende cerca de mil alunos da educação infantil ao ensino médio, e também EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Durante a visita, o vice-governador destacou a importância histórica da instituição e reforçou o compromisso do governo com a educação pública de qualidade.
– Uma escola de 1901, histórica aqui no município de Santa Maria, tem mais de mil alunos em toda a jornada educacional. São R$ 6,4 milhões investidos pelo governo do Eduardo Leite. Depois de décadas sem investimentos, voltamos a restaurar escolas históricas, como é o caso do Olavo Bilac – afirmou.

Segundo ele, o cronograma da obra está em dia e a expectativa é de que a entrega da nova estrutura aconteça até a metade de 2026:
– A obra está indo muito bem. Se continuar assim, vamos cumprir a meta de inaugurar a escola restaurada até o meio do ano que vem. Vai ser uma escola padrão ouro, como devem ser todas as escolas gaúchas, especialmente aquelas que resgatam a memória e a história do Rio Grande do Sul.
Agenda segue na UFSM
Na quinta-feira (9), ele participa do VIII Congresso Brasileiro e V Congresso Latino-Americano de Bioética e Direito Animal, que ocorre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, com o tema “Políticas públicas e direitos animais em desastres”, será realizado às 10h, no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).