Bom dia! Confira as principais notícias para começar esta quinta-feira bem informado:
Shopping Praça Nova é vendido para outro grupo brasileiro
O Shopping Praça Nova Santa Maria, inaugurado em setembro de 2017, foi vendido pelo grupo VBI, de São Paulo, para dois grupos de Minas Gerais. O valor da negociação não foi revelado. O comunicado oficial foi feito na manhã desta quarta (8), e inclui também uma mudança na empresa que faz a administração do centro comercial. A partir de 15 de outubro, no lugar da Allos, quem vai administrar o Praça Nova é a Argoplan, terceira maior administradora de shoppings no país, com 33 empreendimentos sob sua gestão. Confira.
Rede municipal abre período de rematrículas para 2026; processo para Educação Infantil tem início nesta quarta
Pais e responsáveis de crianças de até 5 anos, completos até 31 de março de 2026, precisam ficar atentos ao período de rematrículas para a Educação Infantil. O prazo começa nesta quarta-feira (8) e encerra já na próxima terça (14) para a rede municipal. O processo é válido para o ano letivo de 2026. O processo deve ser feito diretamente na escola em que a criança já está matriculada. Caso a rematrícula não seja feita, a vaga será liberada para o período de inscrições (solicitação de vaga), que abrirá em 20 de outubro. Este prazo é apenas para a Educação Infantil. Confira o cronograma.
Confira a programação completa da Expoaer 2025 neste sábado em Santa Maria
A Base Aérea de Santa Maria (Basm), em Camobi, abrirá seus portões à comunidade no sábado para mais uma edição da Expoaer. Reconhecido como um dos eventos mais tradicionais da cidade, o encontro tem caráter cívico e social, com o objetivo de aproximar a Força Aérea Brasileira (FAB) da população e fortalecer os laços com instituições civis e militares da Região Sul. A programação, que ocorrerá das 10h às 18h, promete um dia repleto de atrações para todas as idades. O público poderá conhecer de perto aeronaves e viaturas militares, assistir a demonstrações de cães de guerra, visitar estandes de Organizações Militares e conversar com militares para saber mais sobre as carreiras na FAB. Além disso, haverá uma praça de alimentação variada, garantindo conforto e lazer durante o evento. Saiba mais.
56 municípios gaúchos devem ser incluídos na lista para renegociação das dívidas dos produtores rurais; veja quais
Depois de quase uma semana de intensas discussões e de inúmeras reuniões, os ministérios da Agricultura e da Fazenda encontraram uma solução para resolver o problema de municípios gaúchos que ficaram fora dos autorizados para a renegociação das dívidas dos produtores rurais. Segundo o deputado federal governista Paulo Pimenta (PT), para incluir municípios com grande quantidade de agricultores prejudicados e com grandes perdas devido às secas e catástrofes climáticas dos últimos anos, a saída foi mudar uma regra e permitir que sejam beneficiados os produtores de municípios que tiverem três decretos de emergência homologados entre 2020 e 2024. Com isso, devem ser incluídos 56 cidades que tinham ficado fora da lista original, publicada na semana passada. Confira a lista completa.
Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida consumida fora do Estado
A Secretaria da Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado após consumo de bebida alcoólica. O paciente é um homem de 42 anos, residente em Porto Alegre, que relatou ter consumido o destilado em São Paulo (SP) no dia 26 de setembro. Após atendimento médico inicial, ele já foi liberado e encontra-se melhor de saúde. O homem apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo de caipirinhas de vodca. Posteriormente, também relatou visão turva e alteração na percepção de cores. De volta ao Rio Grande do Sul, ele foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30 de setembro, onde recebeu tratamento e foi liberado. Atualmente, está sendo acompanhado pela equipe de vigilância em saúde da capital. Saiba mais.
Base Aérea de Santa Maria não corre risco de fechamento e deve receber reforços, afirma comandante
O vereador Marcelo Bisogno (União Brasil) apresentou, nesta terça-feira (7), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Permanência da Base Aérea no município. No entanto, nesta quarta (8), durante o programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93.5, o coronel aviador Arthur Ribas Teixeira, comandante da Base Aérea de Santa Maria (Basm), garantiu que não há qualquer possibilidade de fechamento ou transferência da unidade. Confira a entrevista.