Foto: Vinicius Becker
Efeito é característico de dias de grande amplitude térmica

A quinta-feira (9) começou com céu limpo e temperatura na casa dos 10°C em Santa Maria. O meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, destacou que o amanhecer foi bonito e frio, com céu claro e limpo e o sol brilhando forte.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Efeito cebola
Segundo Verardo, o tempo seco é o principal destaque desta quinta-feira, com umidade relativa do ar podendo ficar próxima de 35% à tarde, como ocorreu no dia anterior.
Ao longo do dia, a temperatura sobe rapidamente, chegando aos 24°C, o que caracteriza o chamado “efeito cebola”, quando é preciso se agasalhar pela manhã e adotar roupas mais leves à tarde. O nome remete ao ato de retirar as camadas de uma cebola. Da mesma forma, as camadas de roupa são retiradas para se ajustar à temperatura cada vez mais quente.
A previsão para a sexta-feira (10) também indica grande amplitude térmica, com mínima de 12ºC e máxima de 27ºC.

Chuva a caminho
O meteorologista reforçou que a sequência de dias ensolarados deve continuar, mas há instabilidade no horizonte:
– Até o sábado o tempo continua firme, certo? E no domingo tem mudança. Temos a formação de um ciclone, de um sistema de baixa pressão que traz chuva para todo o Rio Grande do Sul com risco de temporal – alerta Verardo.
A previsão indica que a chuva deve chegar ainda na madrugada de domingo (12), com acumulados acima de 50 milímetros em Santa Maria até as regiões mais ao norte do Estado. Até o sábado (11), portanto, o tempo segue firme e agradável, com máxima de até 28°C ou 29°C.
Para quem tem eventos ao ar livre, Verardo recomenda antecipar atividades para o sábado. Ao responder a um ouvinte, no programa Bom Dia Cidade desta quinta-feira, sobre um evento de ciclismo programado para o domingo em Toropi, ele foi direto:
– Tem bastante chuva com risco de muitas descargas elétricas. Se desse para fazer no sábado, seria a melhor opção, porque o domingo vai ser um dia bem complicado na condição de tempo.
Previsão para outubro
Após a instabilidade, a tendência é de tempo seco no início da próxima semana, com sol predominando até a metade dela. Outubro, porém, deve manter a característica de alternar dias firmes e períodos de chuva:
– A gente tem o mês de outubro com condições de chuva acima da média. Por enquanto, não tem risco de enchentes, mas é um mês típico de instabilidade – afirmou.
Sobre o frio "de inverno", Verardo explicou que, pela evolução do quadro de La Niña, há ainda a possibilidade de novas massas de ar frio, embora com menos intensidade. Para outubro e começo de novembro, o meteorologista antecipa que as noites mais frescas e tardes quentes devem continuar presentes.
Confira as máximas e mínimas para os próximos dias
- Quinta-feira (9): mínima de 9°C - máxima de 24°C
- Sexta-feira (10): mínima de 12°C - máxima de 27°C
- Sábado (11): mínima de 15°C - máxima de 29°C
- Domingo (12): mínima de 18°C - máxima de 22°C
- Segunda-feira (13): mínima de 13°C - máxima de 22°C
- Terça-feira (14): mínima de 12°C - máxima de 23°C
- Quarta-feira (15): mínima de 13°C - máxima de 24°C