Fotos: Janio Seeger (Diário)
Com queda de árvore, trânsito ficou bloqueado na Serafim Valandro
ATUALIZADA às 16h27min de 7 de janeiro de 2019
A manhã desta segunda-feira foi de ventania em Santa Maria e na Região Central do Estado. Em Santa Maria, entre 7h e 8h desta segunda-feira, as rajadas de vento atingiram a velocidade de 58 quilômetros por hora, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já entre 8h e 9h, a velocidade máxima do vento foi de 73 km/h. Ainda conforme alerta do Inmet, há chance de que o vento atinja uma velocidade mais alta nesta segunda-feira e também chance de queda de granizo.
VÍDEO: começa hoje prazo para pedir transferência, ingresso e reingresso nas escolas públicas
O vento forte é uma das características de um temporal previsto para hoje, na maior parte do Estado, incluindo a Região Central, Campanha e Fronteira Oeste, conforme explica o meteorologista Rogério Rezende. Em Santa Maria a chuvarada pode começar ainda nesta manhã. O vento forte e as altas temperaturas - a mínima registrada nesta segunda foi de 26ºC e a máxima pode chegar aos 36ºC em Santa Maria - são características de uma frente fria que se formou sobre o Uruguai e chega no Estado hoje.
QUEDA DE ÁRVORE
Com a força do vento, uma árvore caiu na Rua Serafim Valandro, entre a Avenida Medianeira e a Felipe de Oliveira, na área central de Santa Maria. Os bombeiros e Coordenadoria Municipal de Trânsito foram acionados por volta das 11h de hoje. No final desta manhã, a passagem de veículos estava bloqueada na rua. A Coordenadoria Municipal de Trânsito disse que junto da árvore, fios de luz também teriam caído.
Na Avenida Paulo Lauda no Bairro Tancredo Neves também houve queda de um poste de luz. Houve registros de falta de luz na cidade, mas ainda não há detalhes de quantos clientes estão sem o serviço ou a previsão de normalização. A reportagem do Diário entrou em contato com a assessoria da RGE Sul e aguarda retorno. Nas avenidas Medianeira e Fernando Ferrari há registro de sinaleiras sem funcionar. Em caso de registro de problemas com temporal, a orientação é ligar para os bombeiros no 193, para a Guarda Municipal pelo 153 ou com a Defesa Civil pelo (55) 3222-5192.
Foto: Thays Ceretta (Diário)
Na Rua Djanira Machado, uma árvore caiu sobre uma casa no Bairro Campestre do Menino Deus, por volta do meio-dia. O Corpo de Bombeiros está removendo os galhos de cima da residência. Ninguém ficou ferido.
Ja na Região Central da cidade, na Avenida Borges de Medeiros, uma árvore está sobre a a calçada e obstrui a passagem de pedestres.
O QUE DIZ A RGE
De acordo com a RGE, empresta de fornecimento de luz elétrica, a maior parte dos problemas de falta de energia elétrica foram restabelecidos logo após manobras de carga, logo após o temporal. Os canais para que os clientes informem problemas no serviço são: pelo site, pelo aplicativo CPFL serviços ou enviando uma mensagem SMS, informando o código de cliente, para 27350.
CRUZ ALTA
Em Cruz Alta, houve queda de árvores e de postes de energia elétrica, além do destelhamento de casas. O bairro onde teve maior registro de estragos foi Boa Parada. Parte dos moradores estão sem luz. Por volta do meio-dia desta segunda-feira, as rajadas de vento atingiram 64 Km/h. Na ERS-342, próximo do acesso ao município, houve queda de árvore na estrada mas o trânsito não foi totalmente bloqueado.
Até agora foram registradas em torno de 15 ocorrências de destelhamentos em residências. Há registro de queda de três postes, dois deles de telefonia e um deles de internet. Ainda estão sendo contabilizados os danos, mas ninguém ficou ferido.
FAXINAL DO SOTURNO
Na manhã desta segunda-feira, uma árvore caiu na ERS-149 em Faxinal do Soturno. O trânsito chegou a ser bloqueado mas a árvore já foi retirada e o trânsito normalizado.
SÃO SEPÉ
Em São Sepé uma árvore caiu na BR-392, próximo do acesso a Vila Block. O trânsito chegou a ficar em uma pista mas já foi normalizado.
CHUVA E CALOR
Na terça-feira, a chuva atinge todo o Estado. Nesta terça-feira, a chuva continua e também deve ser de calor, mas a máxima prevista está abaixo dos 30ºC. Veja, no gráfico abaixo, como ficam as mínimas e máximas para os próximos dias: