mobilidade urbana

Vagas de estacionamento rotativo destinadas a pessoas com necessidades especiais serão readequadas

Começou, nesta segunda-feira, o serviço de revitalização das vagas para estacionamento em Santa Maria. A ação é realizada pela prefeitura e pela Rek Parking - empresa que administra o estacionamento rotativo na cidade - e vai readequar 35 vagas usadas exclusivamente para pessoas com necessidades especiais (PNE). Durante as obras, todos os usuários portadores de credenciais do tipo PNE estão liberados para utilizar qualquer vaga de estacionamento rotativo, com isenção de pagamento. 

Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, a previsão é que os serviços sejam concluídos em duas semanas. Entretanto, caso chova, o trabalho será suspenso. O gerente regional da Rek Parking, Vinícius Macedo, explica as vagas serão readequadas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, comenta que será feita a instalação de melhorias para garantir a acessibilidade das pessoas:

- A adequação das vagas especiais está de acordo com o exigido por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito. As mudanças incluem instalação de piso tátil, ajustes no ângulo das rampas e outras melhorias que buscam garantir a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais - disse o secretário. 

Veja os locais onde serão realizados os serviços:

[COLOCAR O MAPA AQUI]

COMO OBTER A CREDENCIAL
Para emitir a credencial de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência e pessoas com necessidades especiais, é preciso ir até o setor de Protocolo da prefeitura, que fica no 1º andar do Centro Administrativo, na Rua Venâncio Aires, 2.277. Os guichês destinados para este serviço são de 15 a 17.

Os usuários precisam preencher o requerimento, que está disponível aqui, e apresentar os documentos necessários (veja abaixo). Depois, é preciso pagar a taxa de protocolo, que custa R$ 26,52, e aguardar o prazo de entrega da credencial. É importante que o usuário fique atento à data de validade da credencial para solicitar a renovação no prazo correto. 

Em caso de furto, roubo ou perda da credencial, é necessário registrar um boletim de ocorrência diretamente no site da Delegacia Online.

Documentação:

  • Carteira de Identidade (ou documento equivalente) da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. 
  • Carteira de identidade (ou documento equivalente) do representante.
  • No caso de representante legal, apresentar documento comprobatório da representação (pais, tutores, curadores e procuradores).
  • Atestado médico, emitido no máximo há três meses.

*Em caso de renovação ou dano, é preciso fazer a devolução da credencial anterior)

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