Leia mais sobre transporte público
O movimento começou cedo e, com o passar das horas, só aumentou. Por volta das 10h, a fila de usuários dobrava a Rua Vale Machado. A ATU fica na Avenida Rio Branco.
Conforme Luiz Fernando Maffini, presidente da ATU, o movimento era esperado já que o mês de março marca o começo das aulas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e está ainda mais intenso devido ao recadastramento facial exigido pela prefeitura.
Os primeiros 15, 20 dias de março são assim, porque é quando reiniciam as aulas e os estudantes precisam fazer o novo cartão e comprar passagens. Além disso, este ano temos o processo de recadastramento que é um pouco demorado explica.
De acordo com Maffini, já foram contratados dois novos funcionários que estão em treinamento e devem agilizar os atendimentos nos próximos dias.
Até esta quarta-feira, já foram feitos cerca de 6 mil de cartões de novos de estudantes. O prazo inicial seria até o dia 30, mas a ATU estuda ampliar o período em função da demora nos atendimentos. O recadastramento para idoso terminou no dia de fevereiro. Ao todo, 10 mil novos cartões de idosos foram confeccionados.
Pedimos que o usuário faça o carão e já compre o crédito na mesma hora, para não precisar voltar e enfrentar mais uma fila. É claro que vamos vender R$ 2 em passagens, mas facilitaria a vida do usuário e agilizaria o processo se fosse feito tudo (compra de passagens e recadastramento) de uma vez só avalia Maffini. "