Praça Vicente Pallotti, no centro da cidade, guarda o monumento em homenagem à imigração e a Igreja Matriz São Roque
História e religiosidade estão presentes na arquitetura da cidade, principalmente nas construções como a Igreja Matriz São Roque, que fica no centro junto da Praça Vicente Pallotti, onde também há o monumento em homenagem aos imigrantes italianos. Há ainda o Santuário da Mãe Rainha, a Ermida São Pio e os capitéis presentes em diferentes localidades do interior do município. Existem também locais para visitação como o Museu Histórico Geringonça e o Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha.
Integrante do Geoparque Quarta Colônia – Aspirante Unesco, Faxinal conta com pontos turísticos únicos, como é o caso do Cerro Comprido e do mirante, que permitem uma vista privilegiada da cidade e dos morros ao seu redor. Uma bela opção para contemplar o pôr do sol.
Vista do Cerro Comprido contempla a cidade e o verde da natureza ao seu redor
Outros fatores que colocam Faxinal do Soturno como uma cidade boa para viver são a educação de qualidade, os bons serviços em saúde, o investimento em infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Na educação, a administração municipal investe na manutenção das escolas da rede pública, do transporte escolar, contratação de profissionais, bem como cursos de capacitação.
A área da saúde contempla a comunidade faxinalense com serviços essenciais de atendimento nas unidades básicas, através de especialidades médicas e odontológicas.
No que diz respeito à infraestrutura, é muito visível o empenho da atual gestão em melhorias nas estradas do interior, no asfaltamento e pavimentação de ruas, instalação de novas redes de abastecimento de água e de coleta de esgoto, a manutenção da ciclovia que atravessa praticamente toda a cidade, e ampliação dos espaços de lazer que proporcionam qualidade de vida e bem-estar à população.
Ciclofaixa atravessa praticamente toda a cidade e proporciona belos passeios
O comércio pujante, as indústrias, a agricultura e a pecuária, assim como o setor de serviços e turismo são grandes fomentadores da economia e geradores de emprego e renda em Faxinal do Soturno.
ANIVERSÁRIO DA CIDADE
Fevereiro é especial para a comunidade faxinalense. O motivo é que o mês guarda uma importante data. É o aniversário de Faxinal do Soturno, comemorado em 12 de fevereiro, dia que marca a emancipação, realizada em 1959, quando pertencia a Cachoeira do Sul.
Para comemorar, a administração municipal organizou uma programação especial. Na noite de sexta-feira, foi realizado um jantar de lançamento da Expofax 2023 – Feira Agroindustrial e Comercial de Faxinal do Soturno, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro.
Neste sábado, foi feita a inauguração do Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Antônio Montagner, ao lado da ACIS. À noite, foi realizado o Encontro das Cortes de Soberanas da Quarta Colônia, na Câmara Municipal de Vereadores.
No domingo, dia do aniversário do município, haverá comemoração na Praça Vicente Pallotti, com mateada, a partir das 17h, brinquedos infláveis, Feira do Agricultor, das Agroindústrias e do Artesanato e, ainda, show com a Banda Mercosul.