Região

UFSM inaugura sexta seu novo espaço em Silveira Martins

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inaugura nesta sexta-feira o seu novo Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Silveira Martins. A cerimônia começará às 17h30min, no prédio histórico localizado na Francisco Guerino, 407, atrás da Igreja Matriz.

 UFSM Silveira Martins - Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão. Antigo Colégio Bom Conselho
Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão funcionará no antigo Colégio Bom Conselho e em prédio da UdessmFoto: Prefeitura de Silveira Martins / Divulgação

Durante o ato, haverá apresentação do Estúdio de Trompetes da UFSM na Capela da Irmãs e uma apresentação do Coral dos Alunos da Escola Municipal João Frederico Savegnago – Massolin di Fiore. No interior do prédio haverá apresentações culturais e degustação de produtos típicos até as 22h, com a participação da Fisaorchestra Vêneta e o Coral Nono Modesto.

O edifício, construído em 1908, com arquitetura de estilo neoclássico, rica em detalhes, foi sede do antigo Collegio Bom Conselho. A instituição de ensino funcionou até os anos 1980, sob coordenação das irmãs do Imaculado Coração de Maria. O colégio funcionava como internato para meninas e também externato para meninos.

 Juiz determina desocupação da reitoria da UFSM

Depois disso, tornou-se colégio estadual, museu da cidade, biblioteca municipal e, por último, sede da Unidade Descentralizada de Ensino Superior de Silveira Martins (Udessm), que encerrou as atividades em 2016.

Segundo a universidade, a proposta de criar um órgão multidisciplinar de pesquisa e extensão surgiu com o fim da Udessm. Segundo a professora Lia Reiniger, uma das coordenadoras do UFSM de Silveira Martins, a ideia é utilizar o local para promover oficinas, eventos, reuniões, palestras e exposições. Também deverão ser promovidos cursos regulares, que pretendem incluir os jovens da região e alunos de pós-graduação.

Ao lado do prédio histórico, foi construída uma sede moderna, que servia de espaço de aulas da Udessm e que, agora, une-se ao complexo.

Husm reduz 51 terceirizados para reduzir gastos

– O intuito é agregar três aspectos: costume, língua e culinária, e fazer trabalho de resgate do patrimônio cultural e também incentivo ao desenvolvimento. Entendemos que esses aspectos são os indutores do turismo nessa região – afirma o técnico-administrativo Carlinhos Michelin, que participa do processo de reformulação da nova unidade da UFSM.

* Com informações do núcleo de comunicação (UFSM)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Troca de acompanhantes fica restrita em parte do Husm

Próximo

Viaduto da Travessia Urbana terá bloqueios parciais nesta sexta

Geral