UFSM estreia seminário de gestão com diretora do Grupo Diário

Eduarda Paz

UFSM estreia seminário de gestão com diretora do Grupo Diário
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Para realizar o balanço de um ano da gestão do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e da vice-reitora, Martha Adaime, vai ser realizado, uma vez ao mês, o evento “Seminário da Gestão”, com palestras de convidados de diferentes áreas para todos os coordenadores de setores da Universidade. A primeira palestra que marca o ciclo deste evento foi da diretora de jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger, que trouxe a importância da comunicação assertiva no dia da dia da gestão.A palestra ocorreu no Salão Imembuí da Reitoria, no segundo andar, a partir das 10h, e contou com pró-reitores, coordenadores e gestores da Administração da UFSM.

Conforme a vice-reitora, Martha Adaime, é o momento exato para começar a realizar este ciclo de palestras para avaliar os principais ganhos da gestão, além dos pontos negativos e o que precisa ser melhorado.

– Nesta manhã, começamos com a palestra sobre liderança e soluções, voltada para a parte da comunicação em momentos de crise. Uma fragilidade que nós temos, e reconhecemos isso. É um bom tema para iniciarmos nosso ano e, uma vez por mês, vamos ter uma palestra de áreas diferentes, também relacionadas ao nosso dia a dia — explica a vice-reitora.

Comunicação assertiva

Os principais tópicos abordados na conversa pela diretora de jornalismo do Grupo Diário foram relacionados à comunicação assertiva e como colocá-la a serviço das práticas e processos.

– Como conseguimos melhorar e impactar nossa imagem pessoal e a da instituição? Com a troca de experiências, percebemos que os desafios são semelhantes nas esferas pública e privada. É preciso utilizar a comunicação de uma maneira não violenta, de uma forma que consigamos ser concisos, objetivos, claros e, ao mesmo tempo, relevantes nas mensagens que queremos compartilhar. E isso sempre considerando os sentimentos e as necessidades das outras pessoas nesse processo – afirma Fabiana.

De acordo com o coordenador da Comunicação Social da UFSM, Maurício Dias, a palestra é de extrema importância para repensar resoluções e interações entre líderes e colaboradores:

– Precisamos ser mais objetivos, repensar a maneira como interagimos, não apenas em reuniões, mas também por emails. Como colocar questões que precisam ser pensadas e demandadas de uma forma mais clara.

O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, comenta que o objetivo do Seminário da Gestão é trazer uma análise mais ampla de profissionais externos à instituição:]

– Do setor público, privado, da sociedade civil organizada que possam dar feedbacks para e com a Universidade, que é construída em conjunto com a comunidade. Para que, juntos, possamos melhorar cada vez mais.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou a importância da iniciativa e de a gestão ter coragem para promover mudanças, tentar novas formas de interagir, de se comunicar e de se aproximar ainda mais da comunidade, promovendo aprendizados durante o processo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A luta pelo Estado Democrático de Direito

Organizações de Santa Maria realizam ato de defesa da democracia Próximo

Organizações de Santa Maria realizam ato de defesa da democracia

Geral