Foto: Nathália Schneider
A Universidade Franciscana (UFN) firmou um acordo de cooperação com o Leibniz-Institut of Plant Biochemistry (IPB), localizado em Halle (Saale), Alemanha. O objetivo da parceria é facilitar a troca de conhecimento científico e técnico na área ambiental entre as instituições.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O termo foi formalizado no início de março deste ano. As próximas ações são incrementar as pesquisas que já vêm sendo realizadas entre os dois institutos. Além das pesquisas, o acordo vai possibilitar a vinda de pesquisadores e estudantes do instituto, assim como professores e alunos da UFN terão a possibilidade mobilidade acadêmica para o IPB na Alemanha.
– O benefício é mútuo em termos de resultados de cooperação de pesquisa. Vamos usar a tecnologia e a disponibilidade de um dos melhores institutos de pesquisa da Europa em termos de equipamentos e infraestrutura. Eles vão usar a nossa expertise em uma série de materiais, técnicas e protocolos que desenvolvemos no nosso laboratório – ressalta o professor Cristiano Bohn Rhoden, que esteve no instituto entre dezembro e março.
Esse interesse surgiu justamente dentro da demanda de internacionalização da UFN, conforme explica o professor:
– É importante ter essa diretriz de internacionalização da instituição. Já estamos estabelecidos nacionalmente. Agora, temos que ampliar nossas fronteiras e se estabelecer cada vez mais no mundo afora. Eles se interessam pela nossa expertise, pelo que fazemos, que é, neste caso específico, a descontaminação e a síntese de novas pesticidas e descontaminação de pesticidas, além de outros estudos também.
Parceria
Atualmente, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Nanociências da UFN, Gabriela Sangoi, está realizando doutorado sanduíche no IPB. Ela está desde fevereiro no laboratório e vai finalizar as atividades em julho desde ano. No retorno, é esperado que mais um estudante faça mobilidade para Alemanha para realizar pesquisas ainda neste ano.