
Foto Beto Albert
No local onde desabou a ponte em 30 de abril de 2024, há duas pontes móveis. Obra da nova ponte definitiva será ao lado delas.
A Secretaria Estadual de Reconstrução aprovou o projeto da nova ponte sobre o Arroio Grande, na RSC-287, em Santa Maria. Com isso, a Rota de Santa Maria está autorizada a iniciar a construção da estrutura definitiva no local onde desabou a ponte antiga, em 30 de abril de 2024, na enchente do ano passado.
Procurada pelo Diário, a concessionária respondeu por meio de nota:
"A Rota de Santa Maria tomou conhecimento da aprovação parcial do projeto para a construção da nova ponte do Arroio Grande em Santa Maria e está adotando as providências necessárias para a obtenção da aprovação do projeto completo, bem como as tratativas contratuais necessárias junto ao Governo do Estado e Agência Reguladora com o objetivo de iniciar a obra o mais breve possível. Não se trata só de uma simples reposição da estrutura anterior, mas de uma ponte significativamente maior, mais alta e mais extensa, a ser construída ao lado da ponte provisória atual (lado direito de quem se dirige a Santa Maria), e contemplará cerca de 850m de construção de uma de nova pista a fim de direcionar o tráfego sobre a nova ponte. A nova pista será construída em cota mais elevada do que a pista original, prevendo também o uso de material petreo nos aterros a fim de conferir maior resistência à ação das enchentes.”

A nota da Rota segue: “Para o início efetivo das obras restam pendentes algumas providências contratuais, tendo em vista se tratar de inclusão de novo investimento no contrato de concessão, o que vem sendo tratado entre Concessionária, Secretaria da Reconstrução e Agência Reguladora, com o objetivo de se ter condições para início da obra nas próximas semanas. A Concessionária segue comprometida com a reconstrução e implementação de melhoria da infraestrutura da região, sempre atendendo a todas as exigências técnicas e regulatórias, com o objetivo final de prover uma infraestrutura melhor para a região.”

A construção da ponte definitiva será ao lado das duas pontes móveis. Ou seja, a obra não vai prejudicar o trânsito no local. As estruturas metálicas serão desmontadas só após a conclusão da nova ponte de concreto.