Mirando 2016

Tubias Calil descarta Assembleia e afirma que atitude 'não é um adeus à política'

Marcelo Martins

"

Um dos principais nomes da linha de frente da gestão do prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, admitiu, nesta segunda-feira, que não concorrerá à Assembleia Legislativa, como era cogitado. No sábado, terminou o prazo de desincompatibilização, ou seja, a exigência de desligamento de cargos públicos daqueles que pretendem concorrer nas próximas eleições.

O peemedebista de 36 anos, que acumula dois mandatos como vereador, diz ter chegado à decisão de não buscar um mandato de deputado estadual, basicamente, por três motivos: estar mais presente com a sua família, concluir o curso de Direito e, por fim, ajudar o prefeito Schirmer a dar enfrentamento às demandas da cidade.

O secretário, conhecido por ser um dos nomes de maior apreço do prefeito Schirmer, afirma que o "não" momentâneo em nada significa um adeus à política. Para ele, o PMDB local tem nomes que podem suprir a sua ausência no pleito de outubro:

_ O PMDB tem nomes, tem secretários, tem vereadores. Creio que há gente qualificada e que pode, sim, concorrer. Trata-se de um não momentâneo. Não estou dando adeus à política. Adoro fazer política. A minha maior tarefa é dar enfrentamento às demandas de infraestrutura, dos cemitérios, de asfaltamento das ruas. São compromissos que eu tenho. Aqueles que têm condição de ajudar a cidade devem ficar no governo. Quero concluir o mandato ao lado do prefeito Schirmer.

As ligações de Simon e de Sartori e o olhar mirando 2016

Ao longo da manhã desta segunda-feira, o secretário Tubias Cali diz ter sido procurado, por telefone, por dois nomes da alta cúpula do PMDB: Pedro Simon, senador da República, e José Ivo Sartori, pré-candidato da sigla ao Piratini. O contato seria para saber se Tubias concorreria este ano. Já fontes do Executivo asseguram que Tubias fez a escolha de não se candidatar à Assembleia por mirar a sucessão à prefeitura, em 2016:

_ O PMDB, por motivos óbvios, dificilmente deve apostar no Maciel (João Carlos, vereador). Ele quer se cacifar à disputa em 2016.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Gerência Municipal de Trânsito multa veículo da própria prefeitura em Santa Maria

Próximo

Mudanças no trânsito de Santa Maria a partir do meio-dia desta terça-feira

Geral