Infraestrutura

Trecho da BR-158 que está sendo duplicado, em Santa Maria, deve ficar pronto em março

Pâmela Rubin Matge, Especial

"

Uma importante obra de infraestrutura urbana deve ser entregue à comunidade até março, conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), responsável pela execução do projeto. O trecho de 1,4 quilômetro da BR-158, entre o trevo da Avenida Walter Jobim e a BR-287 até o Trevo dos Quartéis está sendo concluído. Atualmente, segundo o engenheiro do Dnit João Tonetto, a obra está em fase final de pavimentação, o que inclui a estruturação da base e da capa asfáltica no trecho.

A obra, que vai facilitar o tráfego de veículos naquela região da cidade, e no acesso de quem chega a Santa Maria via Rosário do Sul, também vai ter uma ciclovia e calçadas em sua extensão. Orçado em R$ 3,9 milhões, o projeto recebeu um aditivo, em abril de 2013, no valor de R$ 850 mil para a construção da ciclovia e da calçada.

Para moradores, duplicação pode trazer benefícios

Quem vive nas proximidades ou circula frequentemente pela via está otimista com as melhorias. O motorista Adroaldo Vasconcelos, 42 anos, diz que a duplicação vai facilitar o trânsito de veículos no local.
- Ando nesta faixa todos os dias e não vejo a hora de vê-la pronta, pois vai melhorar e desafogar muito o trânsito. De manhã cedo e à tardinha, chego a levar meia hora para andar apenas um quilômetro  naquele trecho - conta.

O empresário Renato Lunardi, 52 anos, que tem uma loja nas proximidades, espera que a área vai ser valorizada após a construção.
- A obra nem acabou e já noto as melhorias. Para nós, aqui na loja, vai facilitar o acesso e valorizar o imóvel.  Também acho que vai diminuir os acidentes - disse.

Já o mecânico Vilson Carlos Pauli, 33 anos, é menos otimista. Ele não acha que a obra vai resolver o problema do trânsito no local, mas apenas amenizar o problema constante de congestionamento na via.
- Penso que essa duplicação será dinheiro público jogado fora. Quando chegar ali,  no próximo trevo (no trevo que dá acesso a São Sepé) vai engarrafar tudo de novo. Acho que não resolve em definitivo. 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pacientes e funcionários reclamam do calor no PA do Patronato em Santa Maria

Próximo

Dois caminhões e um veículo se envolvem em acidente e três ficam feridos em Paraíso do Sul

Geral