Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (27) próximo da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Conforme a Brigada Militar, por volta das 10h30min a corporação foi acionada pela guarda externa da Pesm para averiguar um drone que estaria sobrevoando o pátio e arremessando objetos.
Segundo a Brigada Militar, um agente penitenciário teria monitorado o drone com um binóculo e informado à BM a localização na qual o dispositivo estaria indo pousar: seria a Estrada da Caturrita, próxima da casa prisional.
No local, os policiais encontraram o adolescente escondido sob o assoalho de um chiqueiro desativado próximo à invasão da Caixa d’Água, no Bairro Nova Santa Marta. Após revista pessoal, foram encontrados com o menor um tijolo de cerca de 420 gramas de maconha; um celular Samsung e uma maleta contendo o drone já desmontado, o controle remoto e as pás das hélices.
Leia também:
Adolescentes são apreendidos por envolvimento em latrocínio após calourada no centro de Santa MariaHomem é preso após invadir casa e fazer mulheres e crianças reféns em Restinga Sêca
No pátio da Pesm, o adolesente teria lançado cerca de 160 gramas de maconha, um celular LG, e carregadores de celular. Os policiais militares que atenderam a ocorrência estimam que os objetos foram lançados a partir de uma linha de nylon na qual ficavam suspensos no drone, e quando a câmera do dispositivo era acionada, soltava os itens.
A droga, os celulares, os carregadores e o drone foram apreendidos. O jovem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi feito o registro da ocorrência. Após prestar esclarecimentos, ele foi entregue aos responsáveis. A Polícia Civil irá investigar o caso.
Conforme a DPPA, o drone usado na ação é um DJI Phantom, de cor branca. Os modelos de drones da linha Phantom são encontrados na internet por a partir de R$ 20 mil, mas alguns modelos profissionais podem chegar a até R$ 50 mil.
Leia todas as notícias