Tempo

Tempestade provoca estragos e  apavora os santa-marienses

Diário de Santa Maria

Os moradores de Santa Maria foram acordados por um fenômeno assustador na madrugada desta quinta-feira. Por volta das 2h30min, rajadas de vento de 94 km/h (segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet) assolaram a cidade (veja vídeos aqui). Árvores foram arrancadas, postes de energia caíram, casas foram destelhadas - são cerca de 1,2 mil famílias atingidas - e parte de construções voaram. Nesta manhã, várias sinaleiras não funcionavam. 

"Me joguei em cima da minha filha e rezei", relata moradora de Santa Maria

Grande parte da cidade está sem luz e há linhas de transmissão de energia desativadas. Além disso, as redes de telefonia e internet estão oscilantes.

O FENÔMENO
A tempestade forte, como foi categorizado o fenômeno pelo Inmet, originou-se do encontro de uma massa de ar quente com uma de ar frio, típico da Primavera. A previsão é que continue chovendo hoje, mas sem risco de temporal. O tempo só deve melhorar a partir do final de semana.  

Meteorologistas explicam o fenômeno que atingiu a Região Central

AVIÃO VIRADO
À medida que iam acordando, os santa-marienses compartilhavam postagens nas redes sociais com relatos de que nunca tinham presenciado tamanho medo e destruição. Houve quem falassem em ciclone e tornado, mas os meteorologistas afirmam que nenhum desses fenômenos foram registrados na cidade.

_ O aeroporto está fechado, com vidros quebrados e destelhado. O vento foi tão forte que moveu o avião da Azul, que estava parado e virou de ponta cabeça uma aeronave menor _ relatou uma passageira em seu Facebook.

VÍDEO: um cenário de destruição

Nesta manhã, a Azul emitiu uma nota oficial sobre a aeronave:
"A Azul confirma que a aeronave modelo ATR 72-600, estacionada no pátio do aeroporto de Santa Maria, sofreu um leve deslocamento em razão dos fortes ventos registrados na região nesta manhã. O avião está sendo inspecionando e, por consequência, o voo 2441, que sairia de Santa Maria para Porto Alegre, foi cancelado. Os clientes estão recebendo toda assistência de acordo com a Resolução 400 da ANAC e serão reacomodados em outras operações da companhia. A Azul lamenta o transtorno ocorrido aos seus clientes e ressalta que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações. "

GALERIA DE FOTOS: leitores do Diário registram imagens do temporal

AULAS SUSPENSAS

Aulas suspensas: Escola Antônio Francisco Lisboa foi uma das que suspendeu as aulas por causa de destelhamentoFoto: Josiene Severo / Arquivo pessoal

Até este momento, mais de 40 colégios municipais e particulares suspenderam as aulas em Santa Maria. Confira a lista aqui.

CANCELAMENTOS
O Santa Maria Shopping não vai abrir as portas hoje em função de alagamentos, falta de luz, destelhamento no quinto andar e em respeito aos funcionários que tiveram casas destelhadas. Os outros três shoppings da cidade irão funcionar normalmente.

O espetáculo que seria apresentado hoje à tarde no Theatro Treze de Maio, Poema Ema, foi suspenso devido a falta de luz. A apresentação será reagendada. A prefeitura informou que o lançamento da Tertúlia Musical Nativista e da Tertulinha, que ocorreria hoje na SUCV, foi cancelado devido ao vendaval.

O Fórum de Santa Maria suspendeu as atividades porque parte do telhado foi danificado. Conforme a direção, hoje a tarde estava agendada uma seletiva para escolha do assessor do juiz da 2ª Vara Civil. Os candidatos que já se deslocaram, serão atendidos. Os demais, podem buscar o Fórum para remarcar as entrevistas.

NOTÍCIAS FALSAS
Nas redes sociais circula uma notícia falsa de um alerta de temporal para a tarde desta quinta-feira que seria emitido pela Base Aérea de Santa Maria (Basm). De acordo com a Base Aérea, a notícia é falsa e eles não publicaram nenhum tipo de alerta. Imagens de um tornado foram publicadas na internet como sendo em Santa Maria. O tornado, porém, foi registado em Córdoba, na Argentina. 

18 UNIDADES DE SAÚDE SEM LUZ
Até as 18h desta quinta-feira, 18 unidades de saúde da cidade estavam sem energia elétrica e, por isso, atendiam apenas emergências e orientavam os pacientes. Clique aqui para ver a situação das unidades. 

Alerta de temporal da Base Aérea é notícia falsa

RODOVIAS BLOQUEADAS
Várias rodovias tiveram bloqueios desde a madrugada. Veja a situação:
_ BR-287, entre Santiago e Jaguari:
Trânsito foi liberado para todos os veículos
_ BR-290, em Rosário do Sul:
bloqueios parciais na rodovia 

QGs DE AJUDA
Uma frente de trabalho para atender os moradores foi montada na sede do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Defesa Civil, prefeitura e outros órgãos se reuniram para atender a população com lonas, socorro e informações. Os outros pontos de distribuição de lonas são o ginásio da escola Marista Santa Marta e a sede da Defesa Civil do Parque Pinheiro Machado. Até as 14h, mais de 1,2 mil famílias tinham sido atingidas pelo temporal. Informações e ajuda pelo telefone 193.

Conforme a Defesa Civil, já foram distribuídas mais de 20 mil metros quadrados de lonas e retiradas centenas de árvores das ruas - for Os locais mais atingidos em Santa Maria são: Passo D'Areia, Alto da Boa Vista, Nova Santa Marta, Caturrita, Vila Oliveira e Schirmer e Camobi. Não há registros de pessoas feridas com gravidade.

Rua Silva Jardim, quase esquina com a André Marques: árvore trancou a passagem Foto: Lucas Amorelli / Diário/ News Co

COLETA DE LIXO
A coleta de lixo foi suspensa nesta quinta-feira. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a prioridade é consertar os contêineres que foram destruídos. Se for possível, a coleta será normalizada na sexta-feira.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

FOTOS: cenário de destruição em Santa Maria após a tempestade

Próximo

Tempestade que atingiu Região Central causou danos em 17 cidades

Geral